br-distribuidora

BR Distribuidora (BRDT3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

BR Distribuidora (BRDT3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

O resultado do quarto trimestre de 2019 da BR Distribuidora (BRDT3) foi bom e veio acima das expectativas, especialmente em termos de Ebitda, com destaque positivo para o Ebitda por metro cúbico de 96 reais, aumento de 22 reais em relação ao mesmo período de 2018.

A receita líquida atingiu 24,1 bilhões de reais no trimestre, queda de 4,2 por cento em relação ao mesmo período de 2018. A queda na receita líquida é explicada pela esperada queda de 4,6 por cento no volume de vendas no trimestre.

O Ebitda ajustado totalizou 952 milhões de reais, forte crescimento de 47,4 por cento em relação ao quarto trimestre de 2018.

Outro destaque positivo foi a redução significativa de 8 por cento nas despesas operacionais em 2019, com redução no quadro de funcionários de 1.046 colaboradores.

O lucro líquido somou 96 milhões de reais no trimestre e 2,2 bilhões de reais em 2019, queda de 30,8 por cento em relação a 2018.

O resultado foi bom, acima do esperado, no entanto, o dia será bem negativo para o mercado. Com isso, esperamos uma queda menor no preço das ações (BRDT3) no curto prazo que o Ibovespa. 

Depois da sua “privatização” com a venda das ações da Petrobras na empresa, a BR Distribuidora mudou a sua estratégia comercial e de precificação de combustíveis, mudou a gestão de pessoas (com planos de desligamento voluntário) e melhorou a sua operação.

Tudo isso se traduziu no melhor resultado de Ebitda por metro cúbico desde a abertura de capital (IPO) da companhia: Ebitda por metro cúbico de 104 reais, sem efeitos não recorrentes no montante de 57 milhões de reais.

A companhia possui um nível de endividamento baixo, com relação dívida líquida/Ebitda de 1,4 vezes em dezembro de 2019.

A BR Distribuidora espera redução de custos com pessoal da ordem de 650 milhões por ano a partir de 2021. A melhora de eficiência operacional da companhia é um dos principais catalisadores para o preço das ações.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Petrobras (PETR3, PETR4): Apreensão geopolítica derruba preço do petróleo

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados da Vale

A Vale (VALE3) divulgou nesta quarta-feira (28), após o fechamento do mercado seus números referentes ao terceiro trimestre de 2020. O resultado veio em linha

Read More »
Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel