Levante Ideias - Brasilia

Bombas fiscais à vista

O ano de 2021 deverá ser desafiador para a economia brasileira e o Tesouro Nacional também está preocupado com a situação das contas do governo federal. Em relatório divulgado recentemente, a Secretaria do Tesouro demonstrou preocupação com o avanço de propostas que aumentem os gastos públicos e estima que, no conjunto da obra, o governo pode perder até 589 bilhões de reais em dez anos caso os projetos sejam aprovados pelo Congresso.

No relatório, comenta-se o recém-aprovado socorro de 217 bilhões de reais para estados e municípios, aprovado na semana passada no Congresso, mas reitera-se que esse projeto não traz impacto nas despesas da União, uma vez que o pacote é majoritariamente composto por alívio na dívida dos entes subnacionais.

No entanto, prossegue o Tesouro, existem, no mínimo, três propostas no Congresso que “beneficiam os entes subnacionais ao mesmo tempo que oneram a União. São importantes fontes de incertezas para a União.” Basicamente, seriam aumentados os repasses referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE), além de uma redução dos juros cobrados pelo governo federal sobre as operações de refinanciamento da dívida de governos estaduais.

No caso dos repasses, seria pago um extra de 1 por cento ao FPM, a ocorrer no mês de setembro (além das transferências de julho e dezembro, já realizadas normalmente), com um custo fiscal de 35,2 bilhões de reais em uma década. No caso da FPE, a lógica é parecida: congressistas propõem aumentar a alíquota do cálculo do repasse de 21,5 por cento para 26 por cento, com previsão de custo fiscal de 165,7 bilhões de reais em dez anos. Por fim, o projeto mais fiscalmente custoso seria o de limitar pela inflação, e retroativamente, os juros pagos sobre a dívida de estados. O impacto seria de 388,8 bilhões de reais em dez anos.

E Eu Com Isso?

Das três propostas, a mais avançada diz respeito ao aumento no FPM – faltando apenas a aprovação do texto em mais um turno na Câmara dos Deputados. Os outros dois projetos ainda estão nos estágios iniciais de tramitação, mas preocupam a equipe econômica – ainda mais se o repasse do FPM for aprovado, podendo causar um efeito cascata.

O que se sabe é que somente transferir recursos para governo locais não tem sido uma política pública eficiente, na medida em que o problema das desigualdades entre estados, municípios e União é de gestão – diversas cidades não têm estrutura administrativa para transformar os recursos em projetos.

Os impactos fiscais das propostas são relevantes e podem colocar as contas públicas em maus lençóis, ainda que se possa negociar compensações em outros gastos obrigatórios para acomodar esses novos gastos nos Orçamentos. A notícia é negativa para o mercado e a economia, sendo mais uma fonte de incerteza econômica para o início de 2021.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Colégio Eleitoral chancela Biden.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.