Brazilian Presidential Candidates Speak At A National Confederation Of Municipalities (CNM) Event

Bolsonaro endossa ato contra Congresso e STF

Bolsonaro endossa ato contra Congresso e STF

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se pronunciou na manhã desta quarta-feira (26) sobre o compartilhamento de vídeos convocando a população para atos contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente admitiu ter compartilhado os vídeos, mas ressaltou que a mensagem circulou entre “algumas poucas dezenas de amigos” e que era “de cunho pessoal”.

Os atos foram marcados por bolsonaristas e ganharam força logo antes do Carnaval, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Heleno, ter acusado parlamentares de fazer chantagem com o Planalto. As manifestações estão marcadas para o dia 15 de março e devem concentrar ataques contra o Congresso – em especial os presidentes Maia (DEM-RJ) e Alcolumbre (DEM-AP) – e o Supremo Tribunal Federal.

Diversas figuras políticas rechaçaram a postura de Bolsonaro. Dentre eles, o decano do STF, Celso de Mello, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e até mesmo o ex-ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz.

O compartilhamento dos vídeos e, por consequência, apoio de Bolsonaro às manifestações devem criar ainda mais dificuldades na relação entre Executivo e Legislativo. Não é preciso dizer que a iniciativa do presidente vai na contramão da agenda de reformas, que pouco avançou neste ano.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Reforma administrativa não é prioridade para 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel