(Foto: Jose Cruz / Ag Brasil)

Bolsonaro comparece a ato e gera polêmica

Na tarde deste domingo (19), o Presidente da República Jair Bolsonaro participou de manifestação contra o Congresso Nacional e pela edição de um novo AI-5, em referência à intervenção, em 1964, e ditadura militar, aprofundada em 1968 com o AI-5, no Brasil.

Em frente ao Quartel-General, em Brasília, apoiadores do presidente Bolsonaro, que afirmou não querer “negociar nada” e criticou novamente a “velha política”. Ainda, pediu para que seus eleitores “lutem com o seu presidente”. Na manifestação, foram ouvidos gritos de “Fora, Maia”, “Fecha o Congresso” e “Fecha o STF”, todas palavras de ordem consideradas antidemocráticas.

O presidente foi novamente criticado por uma grande parcela da classe política e jurídica do país. Ministros do STF, de diferentes linhas doutrinárias, repudiaram a manifestação e o comparecimento do presidente. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, não se pronunciou. 

A presença de Bolsonaro no ato tem como objetivo reforçar suas conexões com a base eleitoral que o elegeu. Por outro lado, o presidente vai cada vez mais se isolando politicamente. Tal condição diminui a cada dia sua governabilidade e deixa o caminho das reformas mais longo e improvável. 

O posicionamento do Presidente Bolsonaro eleva o nível de risco político e de incertezas e isso será visto no preço dos ativos da Bolsa hoje.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Bolsonaro critica Mandetta

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel