nova cpmf

Bolsonaro apoia CPMF

O presidente Jair Bolsonaro declarou, neste fim de semana, que deu o aval para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, coloque em discussão o imposto sobre transações digitais. Há algum tempo atrás, nem mesmo o presidente apoiava a recriação de um imposto que lembrasse a CPMF.

Atualmente, porém, a posição do presidente é de que se pode discutir o imposto sem nenhum grande problema e cabe à população definir se ele será rejeitado ou aceito como uma nova forma de arrecadação. Bolsonaro lembrou também que não haverá aumento da carga tributária e que há de ter contrapontos para a criação de um novo imposto: “pode ser o imposto que você quiser, você tem que ver por outro lado o que vai deixar de existir”.

A declaração faz parte de uma mudança estratégica na condução do governo sobre a reforma tributária. Uma vez que a primeira parte, entregue no meio de julho, não teve grandes repercussões positivas, a equipe econômica resolveu acelerar a entrega da segunda parte da reforma – cujo imposto sobre transações está previsto – para meados de agosto.

Sendo assim, Guedes precisa do apoio de Bolsonaro na discussão, até porque a recriação de um imposto nos moldes da CPMF deve ser bastante polêmica e tem fortes resistências no Congresso Nacional. Para o mercado, ainda não está claro qual seria os efeitos econômicos de um imposto nestes moldes, mas é importante verificar que presidente e ministro da Economia estão na mesma página.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel