Levante Ideias - Gráfico ações

Bolsas voltam para o positivo

Após uma semana de queda na maioria das bolsas do mundo, a Ásia fechou esta segunda-feira em terreno positivo, assim como a Europa e futuros americanos.

O avanço se deve a despeito de queda no PMI industrial Japonês, que registrou patamar restritivo de 45,9, ante previsão de nível de 48,8 em julho.

O avanço da nova variante Delta pode explicar o aumento da incerteza dos diferentes setores e a desaceleração do crescimento nos últimos meses.

Na Alemanha, embora o PMI composto de agosto – que abarca Indústria e Serviços – tenha registrado recuo menos pronunciado do que o aguardado pelo mercado (de 60,6 ante 62,2) o PMI industrial, não obstante acima de 50, recuou além das projeções de 64,7 do mercado.

Em agosto, o PMI industrial recuou para 62,7, versus 65,9 em julho. Serviços, de seu lado, recuaram de 61,8 em julho para 61,5 em agosto.

No caso da Alemanha, na esteira de interrupções na cadeia de fornecimento possivelmente associadas aos alagamentos do último mês e desaceleração no volume de pedidos, o relatório aponta para o crescimento mais lento da atividade em 6 meses.

Com relação à Zona do Euro, o PMI composto também registrou recuo para além da expectativa, vindo de 60,2 em julho para 59,5 em agosto. Indústria e Serviços registraram estimativa preliminar de 61,5 e 59,7, respectivamente.

Vale notar que Serviços, mais duramente penalizados por ocasião do fechamento das atividades, têm apresentado aceleração em relação à Indústria.

Ademais, a desaceleração chinesa tem afetado particularmente a Alemanha e a exportação de duráveis, o que já pudemos verificar no PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre, recentemente divulgado.

Tanto o efeito base sobre o setor quanto a reabertura econômica têm feito com que as estimativas sejam revistas menos proporcionalmente para baixo para Serviços do que para a Indústria.

Como a métrica consiste na avaliação sistemática e frequente, mês a mês, da atividade, em havendo perspectiva de melhora com relação ao mês anterior, o índice apresenta patamar acima de 50.

Do contrário, quando as perspectivas sobre a atividade são mais negativas no mês presente do que no anterior o indicador figura abaixo de 50.

E Eu Com Isso?

Os mercados iniciam esta semana com viés positivo, os contratos futuros do índice americano S&P 500 e os futuros do Ibovespa estão operando em alta.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: China mantém taxa de juros.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.