Raízen

Biosev (BSEV3): aquisição realizada pela Raízen

As companhias Biosev (BSEV3) e Raízen Energia (joint venture entre Cosan e Shell) devem anunciar nesta segunda-feira (08) a conclusão das negociações para a aquisição da Biosev, em um acordo que envolverá troca de ações e dinheiro.  A companhia é parte do grupo Louis Dreyfus e é, atualmente, a segunda maior empresa de açúcar e álcool do país.

De acordo com os termos discutidos, a Biosev deverá ficar com 3,5 por cento de participação da Raízen, além de auferir mais 3,6 bilhões de reais em dinheiro, montante que será utilizado pela Louis Dreyfus para redução de sua alta alavancagem. Por fim, a Biosev ainda deverá ficar com uma participação de cerca de 1,5 por cento em dividendos a serem pagos nos próximos anos.

A negociação entre as companhias está ocorrendo há pouco mais de um ano, com a forte alavancagem da Biosev sendo o empecilho para a conclusão desta. Com dívidas de magnitude de 7,6 bilhões, a Raízen não queria carregar a alavancagem da concorrente em sua estrutura de capital, termos que estão sendo negociados desde então.

Na última safra, o faturamento da Raízen Energia alcançou 30 bilhões de reais e, o da Biosev, 7 bilhões de reais. Juntas, as companhias vão reunir mais de 100 milhões de toneladas em capacidade instalada no País, cerca de 15 por cento da moagem de cana do Centro-Sul.

E Eu Com Isso?

Embora os termos da transação, incluindo o valuation, não estejam confirmados publicamente e ainda dependam de parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), julgamos a notícia favorável para ambas as empresas, com potencial impacto positivo no preço das ações (CSAN3 e BSEV3) no curto prazo.

Vale recordar que as tratativas preliminares entre as duas empresas oficialmente se iniciaram em setembro do ano passado, mas rumores sugerem que estejam em curso há mais de um ano. As conversas se arrastaram em função de complexidades da transação, como o endereçamento das dívidas da Biosev e o destino a ser dado a um terminal portuário exportador de açúcar controlado e operado por esta em conjunto com a Cargill.

De fato, ao se unir a um grupo financeiramente sólido com a Raízen, a Biosev terá condições de equacionar seu alto endividamento, que atualmente pressiona seus resultados e impõe riscos de refinanciamento não desprezíveis. Caso a oferta veiculada na notícia se confirme, envolvendo 3,6 bilhões de reais em dinheiro e 3,5 por cento em ações da Raízen, a Louis Dreyfus também será beneficiada, podendo reduzir sua alavancagem igualmente.

Paralelamente, a Raízen extrai valor da transação à medida que consolida sua posição de liderança no setor de açúcar e álcool. Estima-se que a companhia vai alcançar 15 por cento da capacidade de moagem de cana do Centro-Sul. Logo, a aquisição representa um avanço significativo para a Raízen, proporcionando maior escala e solidez para operar neste setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Bons números de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.