Jerome Powell

Banqueiros centrais afinados

Representantes de três dos principais bancos centrais do mundo devem fazer pronunciamentos nesta quarta-feira: Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Christine Lagarde, que chefia o Banco Central Europeu (BCE) e Andrew Bailey, que preside o Banco da Inglaterra. O desejo dos investidores é que esse trio esteja afinado e diga, cada um em seu microfone, que as medidas de estímulo monetário vão perdurar, apesar de alguns pontos da economia mostrarem sinais de aquecimento e até mesmo de alta dos preços.

O dia começa com Lagarde, que deve falar às 10 horas (horário de Brasília) e discorrer sobre as condições econômicas da Europa. Bailey fala no início da tarde. Mas as declarações mais esperadas são as de Powell. Na semana passada, os indicadores de emprego nos Estados Unidos vieram melhores do que o esperado. O número de pedidos de seguro-desemprego na semana até o sábado (06) foi de 779 mil, queda ante os 821 mil da semana anterior, e levemente melhor que o esperado. A criação de novas vagas em cargos não-agrícolas em janeiro (non-farm payroll) foi de 49 mil, em linha com as expectativas. Mesmo assim, o desemprego americano recuou para 6,3 por cento, ante os 6,7 por cento em dezembro.

Apesar de o desemprego ter recuado principalmente pela diminuição de americanos dispostos a procurar emprego, o indicador é positivo. A grande esperança dos investidores é que o Federal Reserve não tentará – e dirá claramente que não vai tentar – agir para impedir que o reaquecimento do mercado de trabalho afete a inflação.

Por isso, a grande esperança é que Powell, em seu pronunciamento previsto para a tarde desta quarta-feira, seja bastante didático e enfático dizendo que não vê o reaquecimento do mercado de trabalho e nem mesmo uma potencial alta de alguns preços da economia americana como potencialmente negativos.

Com algumas alterações, essa é a esperança para os pronunciamentos dos demais banqueiros centrais marcados para esta quarta-feira. Apesar dos estímulos monetários e fiscais sem precedentes terem injetado volumes inéditos de dinheiro nas economias, a recuperação dos níveis de atividade ainda não é notável nem garantido. Por isso, a gestão das expectativas por parte dos banqueiros centrais é essencial para manter o otimismo dos investidores e dos demais agentes econômicos.

Indicadores

As vendas do varejo caíram 6,1 por cento em dezembro na comparação com novembro, quando haviam recuado 0,1 por cento em relação a outubro. O resultado de dezembro foi a queda mais intensa para o último mês do ano de toda a série histórica, iniciada em 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dos resultados negativos nos últimos dois meses do ano, o acumulado de 2020 fechou com alta de 1,2 por cento em relação a 2019.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa estão iniciando o dia em uma leve queda, na contramão dos índices internacionais, em especial os contratos futuros do S&P 500 americano, que começam o dia com leve alta. A incerteza em relação ao auxílio e o número fraco de vendas do varejo devem pesar sobre o mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Desemprego americano diminui.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

TIM Brasil
E eu com isso

Exclusividade da TIM (TIMS3) 

A TIM Brasil (TIMS3) anunciou ao mercado quinta-feira (4) da semana passada, que fechou um contrato de exclusividade para a venda de parcela da FiberCo,

Read More »
banco central
E eu com isso

Bancos centrais na sinuca

Contrariando as expectativas de uma tramitação lenta, o Senado americano foi ágil e aprovou o pacote de ajuda econômica de 1,9 trilhão de dólares no

Read More »
E eu com isso

Negócios da GE Capital e AerCap

Segundo informações de mercado, a GE Capital – divisão de serviços financeiros da General Eletric (GE) – está próxima de fechar um acordo de combinação

Read More »
E eu com isso

Combate à crise

O governo deve reforçar a reedição de medidas para fazer frente à crise da Covid-19, após uma deterioração significativa da pandemia no Brasil. Segundo o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel