A Levante traz as melhores ideias de investimento

Auxílio emergencial ajuda PIB

O auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal em tempos de pandemia deve amenizar a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2020. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizou um estudo que confirma nossa visão acerca do assunto.

A prorrogação de medidas que injetam recursos na economia tem impacto direto no tamanho da retração que será sentida neste ano. As estimativas do estudo apontam que o montante despendido até agora pode já ter melhorado o resultado em dois pontos percentuais. A transferência de recursos para famílias de baixa renda, com alta propensão marginal a consumir tende a gerar aumento instantâneo na demanda, o que ao nosso ver ocorreu como efeito das medidas e tende a continuar enquanto houver o auxilio. Lembrando que o resultado do varejo restrito em maio veio acima das expectativas.

Corrobora para essa visão a nota da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulgada na quarta-feira (8). Nela, destaca-se que o auxílio emergencial compôs mais de 93 por cento da renda dos domicílios mais pobres do país, tendo impactado fortemente os 30 por cento mais pobres da população.

Desde o início, o auxílio emergencial mostrava-se necessário para formar uma rede de proteção aos mais vulneráveis – aqueles que não possuem uma fonte de renda vinda do mercado de trabalho formal, ou mesmo qualquer tipo de fonte. Os dados recentes vêm demonstrando que a decisão de conceder o benefício, apesar de representar um gasto fiscal maior no curto prazo, foi acertada. O auxílio pode ter apaziguado a retração econômica ao acelerar a retomada das atividades e, consequentemente, a arrecadação dos entes federativos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um impasse sobre o auxílio

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel