(Fonte: Divulgação)

Atualizações na agenda legislativa

Atualizações na agenda legislativa

A semana continua bastante movimentada no Congresso Nacional. Na madrugada desta quarta-feira, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a MP 905/19, que cria o contrato de trabalho Verde e Amarelo. O texto prevê incentivo para o primeiro emprego de jovens de 18 a 29 anos de idade, reduzindo encargos trabalhistas. 

O relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ), fez uma série de mudanças para que a medida fosse aprovada na Casa. O dispositivo que estendia o trabalho aos domingos e feriados – caso fosse acordado entre as partes – foi retirado. O Programa Verde e Amarelo tem duração de dois anos e, além de jovens, englobará trabalhadores com mais de 55 anos e desempregados há 12 meses. As empresas somente poderão contratar nessa categoria abrindo novos postos de trabalho. A MP agora vai ao Senado e precisa ser aprovada até o próximo dia 20 para não perder a validade.

Já no Senado, está prevista para hoje a votação da PEC do Orçamento de Guerra. O relator, Antonio Anastasia (PSD-MG) apresentou o substitutivo na última segunda (13) e a votação, marcada para hoje, prevê apenas 15 votos contrários à PEC. Pontos polêmicos, como a autorização para o Banco Central comprar títulos privados para ajudar empresas, devem passar. Com as alterações, o texto volta à Câmara para nova votação. 

As medidas são positivas para a economia, em especial a PEC do Orçamento de Guerra. A PEC é inspirada na experiência de 2008/2009 nos Estados Unidos, quando o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) interveio fortemente no mercado por meio da compra de títulos privados. Anos depois, o Fed vendeu os papéis com lucro. Segundo Roberto Campos Neto, o Banco Central poderia comprar até 973 bilhões de reais em títulos privados para ajudar a enfrentar a crise.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: De olho nos plenários

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

E eu com isso

Parecer da reforma tributária

O parecer da reforma tributária já tem data para ser apresentado na Comissão Mista, formada por deputados e senadores. O relator da reforma, deputado Aguinaldo

Read More »
E eu com isso

Sinqia faz nova aquisição

A Sinqia (SQIA3) anunciou nesta quarta-feira (25), após o fechamento do mercado, a aquisição da Fromtis, uma fornecedora de softwares para o mercado financeiro no

Read More »
E eu com isso

Plano estratégico da Petrobras

Na noite desta quarta-feira (25), após o fechamento do mercado, o Conselho de Administração da Petrobras (PETR3/PETR4) aprovou o Plano Estratégico para o período de

Read More »
Fluxo de indicadores
E eu com isso

Contra fluxo não há argumentos

Os números da B3, divulgados na quarta-feira (25), não deixam margem a dúvidas. Até o dia 23 de novembro, a entrada líquida de recursos internacionais

Read More »
Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel