Inflação americana - Levante Investimentos

Atenção à inflação americana

Está prevista para a manhã desta terça-feira (14) a divulgação da inflação americana no varejo referente a agosto. As expectativas para o CPI (Consumer Price Index) eram de uma inflação mensal de 0,4%, levando a inflação acumulada em 12 meses até agosto para 5,4%.

Os prognósticos para o “core index” são menores. A projeção para o índice de inflação que exclui a variação de preços de itens mais voláteis, como alimentos e combustíveis, é de 0,3% para o mês e de 4,2% para o acumulado em 12 meses até agosto.

O CPI não é o indicador usado como meta pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano. Para isso, o Fed usa o índice PCE (Personal Consumption Expenditures), que costuma indicar variações menores nos preços.

Mesmo assim, o CPI é um componente importante na formação das expectativas do mercado, pois corrige as aposentadorias e vários preços importantes da economia americana, além de remunerar os títulos públicos indexados à inflação.

Além do percentual em si, os investidores vão observar como alguns itens específicos da inflação vêm se comportando.

Por exemplo, a ruptura de algumas cadeias de suprimentos e a dificuldade em recrutar reduziram a oferta de automóveis e elevaram bastante os preços dos veículos usados.

A divulgação do CPI será importante na formação de expectativas, porque, nas últimas semanas, tem havido uma grande incerteza entre os investidores.

Desde o início do ano passado, o Fed vem injetando dinheiro diretamente na economia, por meio de compras mensais de US$ 120 bilhões em títulos públicos e hipotecários.

Além disso, a autoridade monetária vem mantendo os juros americanos perto de zero.

Na reunião de Jackson Hole, realizada virtualmente no fim de agosto, Jerome Powell, presidente do Fed, foi claro ao dizer que as compras líquidas de títulos têm hora para acabar, apesar de descartar a hipótese de elevar os juros.

Isso levou muitos investidores a prever um corte nas compras a ser anunciado já na reunião do Fed de setembro, agendada para a próxima semana – simultânea à reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) aqui no Brasil.

No entanto, poucos dias depois, o indicador de criação de empregos de agosto ficou muito abaixo do esperado, com a abertura de 253 mil vagas não-agrícolas, ante projeções de cerca de 720 mil.

Assim, a indicação é de uma economia americana criando menos empregos e necessitando de mais estímulos, ou de estímulos por mais tempo.

Daí a importância do CPI. Se os dados da inflação forem mais fortes do que o esperado, isso vai dar força à tese de redução dos estímulos monetários, levantando preocupações de que possam ser mais persistentes do que as autoridades do Fed acreditam.

O Fed se reúne na próxima terça e quarta-feira e deve discutir a redução de seu programa de compra de títulos, mas não anunciar formalmente seus planos até o final do ano.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 iniciam o dia em baixa, mas o mercado está com poucos negócios, na expectativa da divulgação da inflação americana e dos desdobramentos do depoimento de Joaquim da Silva e Luna, presidente da Petrobras, na Câmara dos Deputados, onde deverá falar sobre os preços dos combustíveis.

Espera-se um dia de volatilidade dependendo do resultado do índice.

As notícias são negativas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A Bolsa está barata.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Domingo de Valor
Domingo de Valor

A importância de uma palavra

Ao afirmar que o termo “transitória” deixou de se aplicar à inflação americana, Jerome Powell, presidente do Fed, provocou um terremoto no mercado   Além

Read More »
Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa fecha a semana em alta

Mercado Local → Ibovespa 105.069 pontos +0,58% Em dia de alta volatilidade nos mercados, as bolsas americanas viveram uma sexta-feira de quedas, após os dados

Read More »
Levante Ideias - Suzano
E eu com isso

Suzano divulga projeções de capex

A Suzano (SUZB3), maior produtora mundial de celulose, divulgou na noite desta quinta-feira (02) suas projeções de capex (investimentos em capital fixo) para 2021 e

Read More »
Levante Ideias - Braskem
E eu com isso

Braskem e Novonor

A Braskem (BRKM5) informou que recebeu da sua controladora, a Novonor (ex-Odebrecht), a informação da possibilidade da realização de uma oferta subsequente de ações (follow-on),

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.