Mercado - Levante Ideias

Atacarejo ganha espaço

O câmbio valorizado e a alta na demanda por commodities pelos principais países desenvolvidos gerou uma alta de preços forte nos alimentos, dando-lhes uma posição de destaque na alta da inflação (IPCA) desde o início da pandemia.

As restrições à circulação, o medo e a incerteza em relação à pandemia e o auxílio emergencial generoso favoreceram o comércio varejista alimentar (supermercados em geral), com o orçamento familiar migrando para um maior consumo em casa e para itens de primeira necessidade, em detrimento do consumo discricionário (moda, vestuário e calçados, entre outros).

Todos os segmentos do varejo alimentar foram favorecidos em 2020, inclusive o hipermercado, que oferece a possibilidade de compra única por um período longo, evitando as várias idas ao mercado para comprar as necessidades domésticas.

O segmento de proximidade também veio com forte crescimento, com o público preferindo o comércio local para abastecer a casa.

O movimento vem se revertendo no ano de 2021, com a volta de circulação, maiores informações disponíveis sobre a pandemia e avanço no ritmo de vacinação.

A economia segue devagar, com alto índice de desemprego, além do fim do auxílio emergencial em patamares de 2020, com as atenções do orçamento familiar se voltando para a economia de preços.

Com isso os atacarejos seguem em ritmo forte de expansão, em detrimento dos hipermercados e proximidade.

Segundo dados da Nielsen, a participação no total de vendas do segmento de hipermercados recuou de 22,8 por cento de janeiro a maio de 2020 para 20,6 por cento neste ano, desde o início.

Já os Atacarejos ganharam ainda mais espaço, com a fatia passando de 31,7 por cento para 34 por cento no mesmo período de análise, com crescimento de 19,9 por cento, acima dos 11 por cento do setor de varejo alimentar em geral.

E Eu Com Isso?

Os dados balizam a expectativa de desempenho das empresas do setor com capital aberto de maneira imediata (CRFB3, PCAR3, ASAI3 e GMAT3) para o segundo trimestre de 2021.

As grandes vencedoras no curto prazo são as que mantêm a estratégia de Atacarejo e ritmo de expansão forte com a abertura de lojas daqui em diante, que são as três grandes do setor, exceto o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Esperamos um movimento positivo para as três empresas que mantêm a estratégia de Atacarejo no curto prazo, enquanto para o PCAR3 esperamos que haja uma leve pressão negativa por ora nas ações.

O Carrefour (CRFB3) segue em linha de crescimento mirando a diversificação de atuação cada vez maior no segmento de varejo alimentar.

Com a compra do grupo Big, anunciada no início deste ano, a companhia coloca em seu guarda-chuva seis diferentes tipos de rede, com o  Atacado Premium e Clube de compras Exclusivo (Sam’s Club), Hipermercados (Big e Carrefour), Supermercados (Nacional e Super Bom Preço), Proximidade (Carrefour Express), Desconto Recorrente (Rede TodoDia) e Atacarejo (Maxxi, Atacadão).

O Grupo Mateus (GMAT3) também segue expandindo o Atacarejo de maneira prioritária, porém também mantém diferentes marcas e redes em seu portfólio, com Hiper, Super, Proximidade e Atacado.

Assaí (ASAI3) vem como puro player de Atacarejo, com investimentos ambiciosos de expansão e melhoria gradual da experiência de compra do cliente. O foco em um segmento permite um custo global mais baixo que o de seus concorrentes.

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) é o que mais sofre nesse contexto de inflação alta e renda familiar em situação precária, mantendo os segmentos que vêm reduzindo sua participação no mercado no curto prazo, com Hiper (Extra), Super (Mercados Extra), Mercado alto padrão (Pão de Açúcar) e proximidade (Mini Mercado Extra e Minuto Pão de Açúcar)

A companhia vem retomando a reformulação e expansão de suas lojas e estratégia comercial, com foco em segmentos mais promissores (Proximidade e Supermercados), agregando cada vez mais recursos para melhora da experiência de compra do cliente como o James Delivery e parceria com Ifood para entregas rápidas e capilaridade, além do programa de fidelidade Stix em conjunto com a RD (RADL3), reforço na estratégia digital e preços de atacado selecionados nas lojas Hiper do Extra.

No horizonte curto, os Atacarejos continuarão a expandir de forma mais forte, ganhando cada vez mais rentabilidade pela baixa necessidade de investimento em capital fixo relativamente aos demais segmentos.

A estratégia do GPA (PCAR3) em específico, irá demorar mais para ganhar tração, porém os resultados nas margens brutas indicam que a rentabilidade retornar a patamares de seus melhores momentos está mais próximo e a caminho de ocorrer.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Carrefour Brasil (CRFB3) dobra aposta no atacarejo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.