Levante Ideias - Sinqia

Aquisições Sinqia e Intermédica

Na noite de ontem (04), após o fechamento do mercado, a Sinqia (SQIA3), líder em softwares para o setor financeiro do Brasil, e o grupo de Saúde NotreDame Intermédica (GNDI3) anunciaram novas aquisições.

A Sinqia anunciou a aquisição de 100 por cento da Itaú Soluções Previdenciárias (ISP), uma das principais fornecedoras de softwares e serviços para o segmento de previdência fechada, no valor de 82 milhões de reais.

Já o grupo NotreDame Intermédica também fechou um acordo para adquirir integralmente a Climepe, uma operadora de saúde verticalizada com mais de 25 anos de atuação em Poços de Caldas-MG, a apenas 130 quilômetros das operações já existentes da Companhia em Campinas-SP. O valor da aquisição é de 168 milhões de reais, com 33 mil planos de saúde (vidas), menos de 1 por cento da base total da Intermédica.

A NotreDame Intermédica continua seguindo a sua estratégia operacional de alto grau de verticalização em internações hospitalares e consultas realizadas na rede própria, o que vemos com bons olhos, apesar de a aquisição ser relativamente pequena dado o porte da NotreDame (0,5 por cento do valor da empresa/EV).

Já a aquisição da ISP é muito significativa para a Sinqia, que é reconhecida pelo longo histórico de aquisições bem-sucedidas.

Esperamos impacto levemente positivo no curto prazo para as ações da Intermédica (GNDI3), devido ao tamanho relativo menor da aquisição e; impacto positivo mais significativo para a Sinqia (SQIA3) devido ao tamanho da aquisição (a maior feita pela empresa em sua história).

Esta é a décima aquisição da Sinqia desde seu IPO em 2013, representando um incremento de 24 por cento em sua receita bruta. O valor da aquisição é de 82 milhões de reais, com 33,6 milhões de reais a serem pagos à vista.

Segundo nossas estimativas, a empresa pagou um múltiplo de 1,64 vezes a receita bruta, um pouco abaixo do múltiplo pago nas últimas aquisições da empresa por volta de 2,0 vezes. Em termos de EV/Ebitda o múltiplo pago ficou por volta de 8 vezes.

A compra da ISP vai adicionar 33 entidades de previdência ligadas ao Itaú à carteira de clientes da Sinqia, que é composta hoje por 370 empresas em quatro segmentos: bancos, fundos, previdência e consórcios.

Já a compra do grupo Climepe pela NotreDame Intermédica tem um múltiplo implícito de transação (pré-sinergias) em torno de 17x Ebitda 2019 (abaixo do histórico de 23x da companhia). O múltiplo pode ficar ainda melhor, considerando sinergias.

Há menos de dois meses, adquiriu o Grupo Santa Mônica (pequena operadora de planos de saúde) na região centro-oeste de Minas Gerais. Apesar da aquisição feita pela NotreDame Intermédica ser relativamente pequena, ela é estratégica pois está próxima ao cinturão montado pela companhia em São Paulo.

Para a Sinqia, a volta das aquisições era um dos principais catalisadores para a companhia. Até então a companhia vinha adotando uma postura mais conservadora, visando manter liquidez elevada e alavancagem baixa, diante do contexto de pandemia.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.