Levante Ideias - Amazon

Amazon tem desempenho abaixo da média em 2021

As ações da big tech Amazon (AMZN) teve um dos piores desempenho desde 2014, quando as ações caíram 22%. Em 2021, as ações subiram apenas 2,4%, enquanto as ações das demais empresas do restrito grupo chamado FAANGs composto por Facebook (FB), Apple (APPL), Amazon (AMZN), Netflix (NFLX) e Google (GOOGL), tiveram um desempenho de 23% para Meta, 34% para Apple, 11% para Netflix e incríveis 65% de Google.

Existem diversos fatores por detrás do mal desempenho das ações da companhia no ano passado. Com o fechamento da economia em 2020 por conta do coronavírus, empresas do e-commerce tiveram um ótimo desempenho, como foi o caso de Amazon, Ebay, Etsy, entre outras. Em adição, os lucros da Amazon, inclusive, triplicaram ano após ano, iniciando no segundo trimestre de 2020 em consequência do agravo pandêmico vivido na época.

Entretanto, na medida que iniciou o programa de vacinação e um número crescente de pessoas tomava a vacina da Covid-19, consumidores começaram a retomar seus hábitos pré-pandêmicos de frequentar mercados, jantar com os amigos e família fora.

Com isso, as taxas de crescimento surpreendentes começaram a desacelerar. Já no segundo trimestre de 2021, a receita da Amazon cresceu 27%, uma grande redução em relação ao ano anterior onde o número foi de 41%.

Apesar do negócio em computação em nuvem e publicidade ser outro segmento e apresentou resultados bastante expressivos, o que de fato, desagradou os investidores foi o core business de varejo.

As preocupações dos investidores em relação ao aumento dos custos no negócio de varejo da Amazon também podem ter contribuído para o baixo desempenho das ações no ano. Isto porque, o mundo atravessou no segundo semestre de 2021 um aumento dos preços logísticos, retrato de uma demanda maior por petróleo e derivados, escalou os preços destas commodities que afetou toda a cadeia produtiva.

E Eu Com Isso?

Embora o ano de 2021 tenha sido bastante conturbado para as ações da Amazon (AMZN), vemos um 2022 com outra realidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon soluciona problemas que interrompeu seus sistemas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.