Alupar - ALUP11 - Levante Ideias

Alupar (ALUP11): Resultado do 4T20

A Alupar (ALUP11) divulgou na noite de segunda-feira (23), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. Os números vieram mistos, com expressivo aumento em sua receita líquida, acima do consenso, porém com lucro líquido abaixo das expectativas.

A companhia apresentou um aumento de sua receita líquida regulatória de 18,1 por cento no ano contra ano, totalizando 545,6 milhões de reais no 4T20, acima do esperado. O resultado foi impulsionado pela entrada em operação comercial das transmissoras TPE e ETB, que contabilizaram uma receita anual permitida (RAP) de 387 milhões de reais.

Em relação ao seu Ebitda (métrica de geração de caixa operacional), a companhia registrou um avanço de 26,9 por cento na comparação anual, contabilizando 416,2 milhões de reais no trimestre, também em linha com o consenso. No acumulado do ano, essa alta foi de 16,5 por cento, encerrando 2020 com 1,5 bilhões de reais.

No tocante ao seu lucro líquido, no entanto, a companhia apresentou uma forte contração, de 50,3 por cento no ano contra ano, totalizando 42,9 milhões de reais no 4T20, abaixo das expectativas de mercado.

Essa expressiva queda ocorreu devido ao forte aumento das despesas financeiras no trimestre, explicada pelas correções monetárias dos passivos associados ao GSF (medida de risco hidrológico), além do custo da dívida dos novos ativos.

Por fim, a companhia também anunciou a distribuição de dividendos de 246 milhões de reais, ou 0,84 real por ação unit, o que equivale a um retorno em dividendos de 3,4 por cento. A data ex-dividendos está para 28 de abril. Em relação ao pagamento por ação unit, esta se dá por: 0,30 real em 30 de maio; 0,30 real em 31 de agosto e 0,24 real em 30 de novembro.

E Eu Com Isso?

A companhia apresentou números mistos, com expressivo aumento em sua receita líquida, acima do consenso, porém com lucro líquido abaixo das expectativas de mercado. Dessa forma, esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações (ALUP11) da companhia no curto prazo devido ao pagamento de dividendos.


A companhia divulgou bons resultados regulatórios, com seu lucro sendo impactado negativamente devido a resultados financeiros mais fracos do que o esperado. Além disso, em termos de endividamento, a companhia se mostrou mais alavancada, apresentando uma dívida líquida de 6,8 bilhões de reais, uma alta de 50,3 por cento na comparação anual, com avanço de seu índice de alavancagem (dívida líquida sobre EBITDA) para 4,1 vezes. Por fim, seus investimentos totalizaram 635 milhões de reais no 4T20.

Em relação ao setor elétrico, mantemos uma perspectiva positiva, ancorada na sua resiliência, geração de caixa mais estável e capacidade de distribuição de dividendos elevados, refletindo seu caráter menos cíclico. Nesse sentido, a despeito dos desafios impostos pela segunda onda da pandemia à economia brasileira, acreditamos que o setor será um dos menos atingidos. Nossa visão construtiva também se sustenta no marco regulatório amadurecido, o qual, apesar de ameaças populistas, se mantém sólido e protegido.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Alupar (ALUP11): Resultados do primeiro trimestre de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.