Levante Ideias - CCR

Alta dos custos de construção afeta empresas de infraestrutura

A alta dos custos de construção durante a pandemia tem afetado severamente as empresas do setor de infraestrutura no último ano, como concessionárias de rodovias, ferrovias e portos. Motivadas por esta alta persistente, tais companhias avaliam pedir reequilíbrio econômico-financeiro de modo a compensar esse aumento de despesas.

Apesar de a variação do preço de insumos não ser comumente considerada passível de reequilíbrio nos contratos de concessão, o que as empresas argumentam é que as altas registradas nos últimos meses não são usuais, tendo sido uma consequência direta do período pandêmico enfrentado nos últimos anos.

Nesse sentido, defendem que este encargo também deve ser compartilhado com o poder público, de modo a dar mais fôlego financeiros para as mesmas em momento de recuperação.

E Eu Com Isso?

A discussão em andamento sobre reequilíbrio de concessões de infraestrutura por pressão de custos é neutra para as empresas listadas, como CCR (CCRO3) e Ecorodovias (ECOR3).

Nossa visão reflete o fato de que essas tratativas geralmente se arrastam por meses até que um consenso seja atingido e não há garantia de êxito das empresas envolvidas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da CCR (CCRO3) do 3T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Combustível
E eu com isso

Alta dos combustíveis

Com novas altas nos preços do barril de petróleo nas praças internacionais, o governo definiu como prioridade total a entrega de uma PEC (Proposta de

Read More »
Levante Ideias - Netflix
E eu com isso

Resultados da Netflix (NFLX) do 4T21

A Netflix (NFLX) apresentou, nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao quarto trimestre de 2021. Os números apresentados foram

Read More »
Levante Ideias - Criptomoedas
E eu com isso

Entenda a queda das criptomoedas

A semana está se encerrando com as cotações das criptomoedas desabando. Nas últimas 24 horas, as cotações do Bitcoin (BTC) recuaram cerca de 7%, para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.