Levante Ideias - Jair Bolsonaro

Alta do presidente

O presidente Bolsonaro teve alta na manhã deste domingo (18), após passar alguns dias internado por causa de problemas intestinais.

Ao sair do hospital em que recebeu o tratamento médico, o presidente conversou com a imprensa por cerca de meia hora e voltou a defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no combate à Covid-19, além de contestar as urnas eletrônicas como mecanismo eleitoral.

O ponto mais polêmico de sua entrevista, contudo, foi referente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (popularmente conhecido como fundo eleitoral) aprovado na última semana por deputados e senadores com um valor de R$ 5,7 bilhões.

Segundo Bolsonaro, a aprovação desse montante – duramente criticado – teria sido de responsabilidade do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM).

Diante das acusações, Ramos reagiu em suas redes sociais e convidou Bolsonaro para um debate sobre o fundo eleitoral, “rachadinhas” e “sobrepreço de vacinas”.

O deputado amazonense tem sido muito mais crítico ao governo do que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apesar de também ser contrário ao impeachment.

Ainda sobre o fundo, Bolsonaro deu a entender que deve vetar a iniciativa do fundão eleitoral e que o ministério da Economia terá a palavra final – “a gente vai buscar dar um bom final para isso. Já antecipo, R$ 6 bilhões para fundo eleitoral, pelo amor de Deus”, disse.

Não obstante a postura contrária de Bolsonaro, muitos deputados e senadores da base aliada acabaram aceitando a medida, que foi aprovada por votação simbólica.

E Eu Com Isso?

De volta aos trabalhos, o presidente deve continuar em diálogo, por meio de declarações polêmicas, com sua base aliada e de olho na popularidade de seu governo, que atingiu, recentemente, mínimas históricas.

O desentendimento com o vice-presidente da Câmara deve tensionar o ambiente político, mas não interfere na agenda legislativa – até porque, deputados e senadores entraram em recesso parlamentar neste final de semana e retomam os trabalhos apenas no início de agosto.

Em dia mais negativo, contudo, o mercado pode aumentar seu mau humor com as declarações mais ásperas do presidente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Paulo Guedes no divã | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O novo cenário para o Copom

Começa nesta terça-feira (26) a penúltima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. Há dois aspectos incomuns nesse encontro. O primeiro deles é

Read More »
Levante Ideias - Petrobras
E eu com isso

Venda da Petrobras

No mesmo dia em que foi anunciado mais um novo ajuste de alta nos preços do diesel e da gasolina para as distribuidoras, o governo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.