jack-ma-eeci

Alibaba: Jack Ma reaparece

Em meio a uma verdadeira chuva de resultados corporativos nos Estados Unidos e a posse do presidente Joe Biden – que vem animando os investidores e levando os índices americanos aos seus “All Time High”, outro fator chamou a atenção nesta quarta-feira (20): a reaparição de Jack Ma, o bilionário chinês e fundador do Alibaba Group (BABA/BABA34) e do Ant Group. Ele voltou a comparecer em um evento público após quase três meses.

Curiosamente, no mesmo dia o banco central chinês divulgou um documento com novas regulações no sistema de pagamentos não bancários, na qual o Alipay, o super aplicativo do Ant Group e usado em parceria com o Alibaba, é o maior player no país.

No noticiário internacional fala-se que há muita incerteza a respeito destas regras. Um exemplo é sobre a parte de concentração de mercado: uma das regras estipula que caso duas empresas detenham mais de 66 por cento do mercado, o banco central irá intervir. Mas não está claro quais são as consequências e os remédios que poderiam ser impostos neste caso.

E Eu Com Isso?

Em linhas gerais os resultados corporativos das grandes empresas americanas têm sido encorajadores e, via de regra, têm vindo acima do esperado por Wall Street. A posse de Biden sem grandes tumultos também corrobora com uma menor percepção de risco, favorecendo as aplicações em renda variável.

Quanto a Jack Ma, a primeira aparição pública do fundador do Alibaba em meses também animou os investidores, e as ações BABA fecharam em alta de 5,5 por cento nesta quarta-feira (20) nos Estados Unidos. O mercado associou este fato à possibilidade de um arrefecimento na questão regulatória ou até mesmo um alívio de que “coisas piores” não ocorreram.

Contudo, a impressão que fica é que a novela Ma, suas empresas e os órgãos reguladores chineses está bem longe de acabar.

O cancelamento da listagem das ações do Ant Group no ano passado e o lançamento de investigações de ordem antitruste no último mês foram duros golpes para o bilionário, que parece estar incomodando não apenas os órgãos “de mercado”, mas como os pilares governamentais.

Nos últimos três meses as ações do Alibaba listadas nos Estados Unidos apresentaram queda de 13,8 por cento.

O principal ponto dos reguladores é o uso de dados dos usuários do Alipay para o oferecimento de serviços financeiros, como empréstimos, seguros e investimentos. Contudo, a essência desta questão parece estar associada à ameaça de que alguém muito poderoso como Ma e o seu “império empresarial” pode fazer aos pilares do sistema socioeconômico chinês.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Netflix: Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

B3 B3SA3 Empresa EECI
E eu com isso

B3 (B3SA3): Resultado do 4T20

Nesta quinta-feira (4) após o fechamento do mercado a B3 divulgou seus resultados do último trimestre de 2020. O resultado veio forte e acima do

Read More »
CCR (CCRO3) - EECI
E eu com isso

CCR (CCRO3): Resultado do 4T20

A CCR (CCRO3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (03), após o fechamento do mercado. A companhia apresentou

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel