Levante Ideias - Remédio

A vez das farmacêuticas?

Após a onda recente de IPOs e de ofertas subsequentes de ações de empresas de saúde, o setor de produtos farmacêuticos (mais especificamente medicamentos) parece estar em estágio inicial de aquecimento.

Atualmente na Bolsa só a Hypera Pharma (HYPE3) e a Blau Farmacêutica (BLAU3) têm a atenção dos investidores.

Porém a Eurofarma, a Teuto (que teve como sócia a Pfizer) e a Althaia vem medindo o apetite dos investidores para possíveis aberturas de capital.

A Althaia foi fundada pelo ex-CEO da Medley, Jairo Yamamoto, no período anterior a venda para a Sanofi. Hoje a companhia atua na fabricação de produtos de marca própria para as grandes varejistas farmacêuticas como a RD (RADL3) e a Panvel (PNVL3).

A Eurofarma é uma das líderes na fabricação de genéricos no país e vem crescendo via aquisições no melhor estilo “comendo pelas beiradas”. A empresa reportou receita líquida de R$ 6,2 bilhões em 2020.

Já a Teuto, que também tem um braço forte de genéricos e está cada vez mais investindo em medicamentos próprios, já pediu a listagem na CVM, porém ainda se encontra em processo de definição da oferta.

E Eu Com Isso?

A concorrência no setor farmacêutico é acirrada, com poucas inovações de origem nacional e com cada vez mais concorrentes fabricando os medicamentos genéricos.

As companhias de capital aberto do setor vêm acelerando a sua expansão a fim de ganhar mercado, dado um segmento altamente competitivo e pulverizado.

A Hypera Pharma vem buscando cada vez mais agregar ao seu portfólio produtos de renome (a exemplo da compra da Buscopan), além de ampliar a gama de inovações e ter anunciado um plano ambicioso de expansão fabril.

Já a Blau (BLAU3) acaba de anunciar uma nova fábrica em Pernambuco (PE), em um dos cais do Porto de Suape, e deve receber um investimento em torno de R$ 1 bilhão.

A quinta fábrica da companhia no país tem início previsto para 2023 e gradualmente a produção das plantas de Goiás e São Paulo devem ser transferidas para lá, a fim de ganhar escala na produção.

A capitalização via abertura de capital das farmacêuticas é bastante positiva para o mercado em geral, com maiores opções para os investidores e possibilidade de desenvolvimento mais acelerado do setor no longo prazo.

Porém as novas capitalizações não devem sair com tanta facilidade, com o volume grande de IPOs sendo protocolados, algumas de grande porte como a Raízen, Compass e CSN Cimentos, além dos follow-ons (oferta subsequente) com as gigantes de capital aberto buscando mais uma rodada de capital novo, aproveitando o ambiente de juros ainda baixos.

Só nos últimos meses tivemos Rede D’Or (RDOR3), BTG Pactual (BPAC11), Banco Inter (BIDI11), Lojas Renner (LREN3), por exemplo, citando somente algumas das grandes ofertas.

Além do mais, a Blau Farmacêutica teve que oferecer um desconto na faixa indicativa de preço inicial para que pudesse obter interessados suficientes para ancorar e seguir com o IPO, como muitas outras ofertas nos últimos 12 meses.

Mesmo com uma proposta diferente das farmacêuticas tradicionais do país (a Blau atua no segmento de fornecimento hospitalar e medicamentos injetáveis majoritariamente), a companhia obteve resistências.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Hypera (HYPE3): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.