Levante Ideias - Pec Paralela

A PEC dos Fundos vai avançando

A PEC dos Fundos vai avançando

O Senado segue analisando as três propostas que compõem o Plano Mais Brasil, enviado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe. Na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Fundos foi apresentado já na quarta-feira (12) e deve ser votado na próxima semana. O relator da proposta, senador Otto Alencar (PSD-BA) acredita que a proposta pode ser votada depois do Carnaval.

Durante a semana, foi decidido que será excluído o dispositivo que retirava do teto de gastos, por um ano, despesas que forem financiadas com recursos disponíveis por conta da desvinculação. Com a reavaliação dos fundos, ficaria suspenso o fluxo anual de recursos (32 bilhões de reais) depositados. O montante, portanto, seria usado para investimentos e estava previsto para ficar fora do teto.

O veto partiu da equipe econômica, que ficou receosa com essa “flexibilização” do teto de gastos. Logo, abriu mão desses recursos que poderiam dar um alívio orçamentário. Em contraposição, Guedes e sua equipe aceitaram a preservação de alguns fundos já instituídos. Com isso, a perspectiva de desvinculação de recursos caiu de 220 para 180 bilhões de reais.

Apesar de ser uma quantia considerável que poderia ser direcionada a investimentos e programas de redistribuição de renda, o governo tomou a decisão correta em vetar o dispositivo. Vale mais manter a rigidez fiscal no curto prazo para ajustar, enfim, as contas públicas. A PEC dos Fundos vai caminhando bem – mantemos nossa projeção de aprovação no primeiro semestre de 2020.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Onyx Lorenzoni deve deixar a Casa Civil

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel