Paulo Guedes (Fonte: Tânia Rego / Agência Brasil)

A novela do auxílio

Uma vez admitida a volta do auxílio emergencial nos primeiros meses de 2021, tem sido uma novela enorme definir seu formato e seu financiamento. O tema tem deixado investidores apreensivos e caminha para uma resolução em breve.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou que vai enviar uma nova versão de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de guerra, similar à aprovada no ano de 2020, para conceder mais três parcelas de 200 reais do auxílio. O custo total será de cerca de 20 bilhões de reais, com metade da abrangência dos trabalhadores atendidos no ano passado. A ideia da equipe econômica é ter segurança jurídica para acionar um crédito extraordinário sem necessitar a autorização do Congresso e sem incorrer em crime de responsabilidade fiscal.

No texto, haveria uma cláusula de calamidade pública, assim como medidas fiscais para ajustar as contas públicas e possibilitar o gasto sem aumento de endividamento. A equipe econômica entende que o auxílio deve ser direcionado para o enfrentamento da Covid-19 e a volta de seu pagamento pede um protocolo de crise, inclusive, impondo contrapartidas no âmbito fiscal.

A equipe econômica ainda resiste a exercer tal gasto fora do teto e tenta negociar uma saída somente pelo corte de despesas, mas a pressão de deputados e senadores pela celeridade na aprovação torna difícil essa possibilidade, ainda mais com o início de ano bastante movimentado em Brasília no que se refere à atividade legislativa.

E Eu Com Isso?

Espera-se uma resolução sobre a questão do auxílio e do teto ainda em fevereiro, mas, até lá, os mercados estão bastante sensíveis a qualquer ruído sobre qual será o desfecho dessa novela. Ainda que haja contrapartidas para reduzir gastos no curto prazo, o fato de o auxílio ser financiado via crédito extraordinário – não estando, portanto, sujeito ao teto e nem à meta de resultado primário – impacta negativamente os ativos brasileiros. O pregão de hoje deve continuar refletindo o alto grau de incerteza e preocupação sobre o tema.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Auxílio deve voltar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel