Levante Ideias - Análise dados

A hora das ações cíclicas

A edição mais recente do Relatório Focus, divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (07) mostra uma elevação significativa dos prognósticos para o crescimento da economia.

A projeção para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 avançou para 4,36%, ante os 3,96% da semana anterior. A projeção para a inflação, medida pelo IPCA, também subiu. Aumentou para 5,44% ante 5,31% da semana passada, permanecendo acima do teto de flutuação da meta, que é de 5,25% (3,75% de meta central mais 1,5 ponto percentual, para cima ou para baixo).

Apesar disso, as projeções para a taxa de juros referencial Selic permaneceram inalteradas em 5,75%, assim como o dólar previsto para dezembro, que segue em R$ 5,30.

É fácil entender o motivo da mudança das expectativas. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um crescimento de 1,2% no PIB do primeiro trimestre, acima do 0,7% esperado. Isso levou os investidores a recalcular os números previstos. E alterou a correlação de equilíbrio entre as empresas com ações negociadas na B3.

É possível separar as empresas de várias maneiras. Ações de valor (“value stocks”) e a ações de crescimento (“growth stocks”), é um deles.

Porém, há outra separação importante. Existem ações cíclicas e anticíclicas. As ações anticíclicas são as menos afetadas pelos ciclos econômicos. Teoricamente, o melhor exemplo seriam as ações de uma empresa produtora de sal. Seu consumo é inelástico, pois depende pouco do preço. Assim, empresas de alimentos são consideradas anticíclicas.

Já empresas de consumo, como shopping centers e companhias de locação de veículos, são considerados papéis cíclicos. Seus resultados melhoram ou pioram de acordo com a temperatura da economia.

Neste momento, a alteração das expectativas para o PIB pode representar uma oportunidade para as ações cíclicas voltadas para o mercado interno.

As ações cíclicas de empresas exportadoras avançaram bem, seguindo a alta das commodities no mercado internacional. O melhor exemplo é a Vale (VALE3). Agora poderá haver um momento de recuperação para empresas cíclicas “domésticas”, como as citadas acima, além de companhias de propriedades, empresas de varejo físico e bancos.

E não se esqueça: para descobrir as melhores oportunidades, conte sempre com a precisão do time de analistas da Levante Ideias de Investimentos.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa iniciam o dia em uma leve baixa, o que pode indicar uma realização dos lucros dos últimos pregões. No entanto, os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão em alta, o que pode provocar uma reversão da tendência e um aumento da volatilidade. As notícias são negativas para a bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Vender a casa e comprar bolsa?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - E-Commerce
E eu com isso

Infracommerce adquire concorrente

A Infracommerce (IFCM3), companhia integrada de soluções para o e-commerce desde a gestão das operações online até o fluxo logístico, anunciou um acordo final para

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O BC dará a tônica da semana

A última semana do terceiro trimestre de 2021 será pautada pelas declarações do Banco Central (BC). Além do Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (27), na

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Relator critica pressão

Designado para ser relator da Reforma Tributária que trata de mudanças no Imposto de Renda (IR), o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que não tem

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.