A estratégia de Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, segue avançando com a proposta de criação de um novo imposto sobre transações após o aval do presidente Bolsonaro para levar o tema adiante. No início dessa semana, o ministro apresentou ao Planalto um plano para mitigar as resistências envolvendo o novo imposto, colocando contrapartidas para sua criação.

As contrapartidas seriam: reduzir pela metade a tributação sobre folha de pagamentos de empresas (empresas hoje pagam alíquota de 20 por cento sobre salários como contribuição à Previdência; esse número seria reduzido para 10); isenção de contribuição das empresas ao INSS para trabalhadores que ganham até um salário mínimo; ampliação da faixa de isenção do IR, de 1,9 mil reais para 3 mil) e o fim do IPI para eletrodomésticos.

Assim, a equipe econômica tenta angariar o apoio da indústria, do setor de serviços e também da classe média brasileira com as medidas. Lembrando que todas as medidas acima gerariam frustração de receita à União, mas a ideia é que o imposto sobre as transações digitais cubra esse prejuízo.

A saga do polêmico imposto continua. Espera-se o envio de um projeto formal ainda em agosto, contendo todos os detalhes sobre a criação deste imposto e as contrapartidas oficiais. Evidentemente, ninguém é contra, por exemplo, a desoneração da folha de pagamento de empresas.

A grande discussão é sobre se o novo imposto também não geraria grandes distorções. Ao que tudo indica, porém, empresariado e investidores estão dispostos a comprar a solução de curto prazo para ganhar um problema no longo. Até o envio oficial da proposta, o mercado vai continuar digerindo as novidades sobre essa discussão – especialmente de olho nas resistências do Congresso sobre o tributo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »
E eu com isso

Aquisição do Grupo Dasa

Na quinta-feira (03), após o fechamento do mercado, o grupo Dasa (DASA3) comunicou a aquisição do Grupo Leforte, dono de três hospitais e de cinco

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel