Levante Ideias - Bolsa de Valores

A Bolsa está barata

Após vários dias de solavancos provocados pelo noticiário político, a semana começa com uma distensão na troca de chumbo verbal entre as lideranças brasileiras.

Isso reduz o ruído que vem poluindo as análises sobre os preços dos ativos brasileiros nos últimos dias. E o resultado de uma análise mais técnica é que, apesar dos preços recordes das commodities no mercado internacional, as ações brasileiras estão baratas.

A turbulência política fez o Ibovespa encerrar a semana passada em 114,2 mil pontos. Isso representa uma queda de 12,6% em relação ao pico de 130,8 mil pontos no início de junho. Só esse cálculo é um argumento eloquente mostrando que os preços estão baixos. No entanto, há mais indicadores importantes.

Comecemos pelo mais tradicional deles, a relação Preço/Lucro (P/L), também conhecida em sua versão em inglês, Price/Earnings (P/E).

Resumidamente, o P/L mostra em quanto tempo os lucros da empresa iriam remunerar totalmente o investidor pela compra da ação.

Esse indicador é um dos mais simples de calcular e um dos mais usados, pois fornece uma ideia rápida se a ação está barata ou cara em relação aos resultados da empresa.

Na média, o P/L da Bolsa brasileira está entre 7 e 8 vezes.

Ou seja, ao comprar uma ação, o investidor teria seu dinheiro de volta apenas com o lucro da empresa em 8 anos, ainda desconsiderando o possível crescimento destes lucros.

Se isso parece muito tempo, considere que o P/L médio do índice americano S&P de 500 ações está ao redor de 22. Portanto, em uma análise mais simples, diríamos que as ações americanas custam mais que o dobro das brasileiras.

Evidentemente, alguns detalhes devem ser levados em conta: por lá, o custo de oportunidade é bem menor que o brasileiro, visto que não há prêmio real (retorno acima da inflação) embutido nos títulos do governo americano.

Além disso, os índices são bem mais carregados por empresas tech do que no Brasil. Estas empresas costumam crescer a taxas bem mais elevadas à que as da “velha economia” e tem uma conversão lucro para fluxo de caixa livre maior, pois são modelos de negócios com pouco volume de ativos no balanço.

Apesar destas colocações, nos chama a atenção o tamanho da discrepância entre estes indicadores. Pela conta dos analistas da Levante Ideias de Investimento, um P/L expurgado da valorização das commodities está em 11. Mesmo esse P/L de 11 tem de ser olhado com um pouco mais de atenção.

A Bolsa de Valores do Brasil tem uma participação relevante de commodities minerais, expressas nas ações de Petrobras (PETR3/PETR4) e Vale (VALE3). Os preços das commodities estão em alta nos mercados internacionais, o que provoca uma certa “distorção” dos preços médios.

Assim, o tempo necessário para o investidor receber seu dinheiro de volta apenas com os lucros da empresa – sem contar os eventuais ganhos de capital com a valorização da ação – seria de menos de uma década.

Internacionalmente, é consenso entre os conhecedores do assunto que quando o P/L está em apenas um dígito, é sinal de que as ações estão baratas.

Internacional

A semana começa com uma leve alta dos contratos futuros dos índices americanos. Os contratos do S&P 500 avançam 0,6% e os do índice Nasdaq têm alta de 0,5%.

Na Ásia, bolsas encerraram o primeiro pregão da semana com viés positivo. A exceção foram as ações da chinesa Alibaba, que caíram mais de 4% devido a novos ataques das autoridades chinesas.

Segundo notícias do jornal Financial Times, o governo de Pequim pode pressionar a empresa para cindir-se e separar seu aplicativo de pagamentos Alipay.

Oficialmente para estimular a competição, a medida chinesa é uma maneira de reduzir o poder das empresas tecnológicas.

Relatórios Focus

A edição mais recente do Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Banco Central (BC) traz, pela primeira vez, prognósticos para a inflação medida pelo IPCA e para a taxa Selic em valores coincidentes de 8%.

A maior alta foi nos prognóstico para a inflação, que estavam em 7,58% na semana passada e em 7,05% há quatro semanas.

A elevação de quase um ponto percentual na projeção indica uma piora razoável das expectativas com relação aos preços.

Ademais, a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2021 voltou a cair, recuando para 5,04% ante os 5,15% da semana anterior. E o PIB previsto para 2022 também baixou. Caiu para 1,72% ante 1,93% do relatório anterior.

E Eu Com Isso?

A alta dos contratos futuros do S&P está sendo acompanhada por uma valorização dos contratos futuros de Ibovespa, que iniciam a semana em alta devido ao desanuviar da situação política.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O superciclo do Bitcoin | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.