A Levante traz as melhores ideias de investimento

3 anos de muita alegria – 18/04

3 anos de muita alegria

Parabéns para você, nesta data querida… Bom, brincadeiras a parte, hoje, dia 18 de abril de 2018, faz exatamente 3 anos que a presidente Dilma Rousseff sofre seu impeachment. Não comemoraremos o próprio ato em si, mas sim todas as grandes mudanças que tivemos desde esse fato histórico.

Naquela época, tínhamos juros básicos altos (14,25 por cento ao ano), inflação acima do teto, PIB negativo e um forte sentimento de que a lei era apenas para alguns. Exatamente três anos depois, vivemos com a menor taxa de juros da história (6,50 por cento), uma inflação baixa e controlada e um PIB positivo. A luta contra corrupção também avançou, com dois ex-presidentes e alguns dos mais ricos empresários do Brasil presos. Há muito o que comemorar.

Quando se fala da Bolsa, a história é melhor ainda. O Ibovespa saltou de 42.793 pontos em fevereiro de 2016 (quando o impeachment já era muito esperado) para 93.285 pontos no fechamento de ontem, uma valorização de 118 por cento.

Foi um período muito difícil, com muitas idas e vindas. Isso faz parte do jogo político e muito provavelmente vai continuar. Ninguém disse que seria fácil. Tenha a certeza que não vamos virar a Suíça do dia para a noite (mas também não viraremos a Argentina).

Falando de presente agora. Nesta quarta-feira, ficou decidido que a votação na CCJ vai ficar mesmo para a próxima semana. Tal fato desanimou os investidores e fez a Bolsa fechar em queda de mais um por cento. Mas a boa notícia vem da Petrobras, que anunciou o aumento no preço do diesel (a análise completa está na editoria Ações). A medida deve ajudar o clima por aqui.

E Eu Com Isso?

Nem mesmo o dia de forte realização de lucros na Ásia, muito em função do forte avanço das ações chinesas neste ano de 2019, será capaz de tirar o bom humor dos investidores com o sinal claro dado ontem do afastamento de uma intervenção governamental na economia.

Só tem um alerta: o investidor institucional brasileiro (os bancos e grandes fundos) costumam ter um comportamento diferente. 

Por isso, hoje, véspera de feriado prolongado da Páscoa, vou te dizer o que ocorrerá no fim do dia: vai ter venda e realização, A maior parte desses caras não quer passar os dias de folga preocupados com posições grandes. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel