M&A - Levante Investimentos

200 bilhões em M&A

Nos últimos 12 meses, enquanto a pandemia e, mais recentemente, a crise política dominavam as manchetes, um movimento menos visível se desenvolvia: uma onda de fusões e aquisições bilionárias costuradas entre grandes empresas de capital aberto na B3.

Esse movimento é diferente do que geralmente vinha ocorrendo. Até há poucos anos, listar as ações na bolsa brasileira era uma maratona. As poucas empresas que conseguiam tocar a campainha no pregão obtinham acesso mais fácil a capital e se tornavam consolidadoras em seus setores. Podiam usar os recursos para adquirir concorrentes menores e comprar empresas de atividades laterais, para expandir sua área de atuação.

Nos últimos meses, notamos algo diferente. Empresas grandes e listadas em bolsa resolveram unir suas atividades com outras empresas igualmente relevantes e também listadas em bolsa. Os motivos são vários. Pode ser busca por eficiência ou desejo de erigir barreiras de entrada à concorrência. Pode ser uma demanda de liquidez por parte de acionistas estratégicos. Em si, as motivações não são tão importantes. O relevante é que esse movimento, antes restrito basicamente aos Estados Unidos, chegou com força no Brasil.

Uma lista rápida mostra a força desse movimento. No caso de megafusões como Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3), e da Localiza (RENT3) com a Unidas/Locamerica (LCAM3), considerando-se o valor de mercado das companhias juntas, temos os 100 bilhões de reais da empresa de saúde e 60 bilhões de reais da locadora de veículos.

As transações que envolveram dinheiro também impressionam. A aquisição da Linx (LINX3) pela Stone (STNE) movimentou 6,7 bilhões de reais. A recente costura entre a SOMA3 e a Hering (HGTX3) foi um negócio de 5,1 bilhões. A compra de alguns ativos da Laureate pela Ser Educacional (SEER3) girou 4 bilhões de reais. E, em uma escala um pouco menor, a compra da RD Station pela Totvs (TOTS3) foi um negócio de 1,86 bilhão de reais. Essas quatro fusões e aquisições totalizaram 17,7 bilhões de reais.

Este é um cálculo deliberadamente restrito. Não inclui compras de gigantes, como os 2,3 bilhões de reais que a JBS (JBSS3) pagou pela empresa holandesa de carne vegetal Vivera. Nem aquisições de participações minoritárias, como a Itaúsa (ITSA4) injetando 1,3 bilhão de reais na Aegea e assumindo, ao lado da Brookfield, o controle total da empresa de gasodutos Nova Transportadora do Sudeste. Se juntássemos tudo isso, chegaríamos facilmente aos 200 bilhões de reais, e isso em 12 meses de uma profunda retração econômica causada pela pandemia.

A conclusão de todos esses números é simples. O noticiário macroeconômico e político sempre vai mostrar turbulência. No entanto, distante do ruído dissonante de Brasília, há um Brasil de empresas pujantes e de empresários inovadores, dispostos a gerar valor para seus investidores apesar de todas as dificuldades conjunturais e estruturais. E sempre será um bom negócio investir neles.

Indicadores

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 1,51 por cento em abril. Com este resultado o índice acumula alta de 9,89 por cento no ano e de 32,02 por cento em 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em abril de 2020, o índice havia subido 0,80 por cento e acumulava alta de 6,68 por cento em 12 meses. A inflação no atacado desacelerou para 1,84 por cento em abril ante 3,56 no mês anterior. A inflação no varejo desacelerou para 0,44 por cento, ante 0,98 por cento de março. E a inflação na Construção desacelerou para 0,95 por cento em abril ante 2,00 por cento no mês anterior. Segundo a FGV, a tendência de alta no acumulado de 12 meses deve continuar até maio.

Internacional

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos cresceu 6,4 por cento anualizados no primeiro trimestre de 2021, refletindo a recuperação econômica, a reabertura dos estabelecimentos comerciais e as medidas de estímulo do governo. No quarto trimestre de 2020, o PIB real havia aumentado 4,3 por cento, segundo o Bureau of Economic Analysis. O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego (jobless claims) nos Estados Unidos na semana até 24 de abril caiu 13 mil, para 533 mil pedidos.

Na noite de ontem, eu fiz uma LIVE com Daniel Pedreira Dorea, CFO e diretor de Relações com Investidores da Santos Brasil. A empresa de gestão portuária é uma recomendação aberta da Levante. Suas ações estão com excelente desempenho em 2021, com alta de mais de +30 por cento. Para acompanhar a íntegra da conversa, basta clicar neste link.

E Eu Com Isso?

Apesar de o PIB americano ter vindo acima do esperado e essa notícia estar animando novamente os contratos futuros do índice S&P 500, os contratos futuros de Ibovespa iniciam o dia em leve baixa de 0,15 por cento devido a um movimento de realização de lucros. No entanto, é bastante provável que o otimismo com a economia americana influencie o pregão aqui também.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Aquisições do Magazine Luiza e B2W.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »
Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.