You Inc: esse IPO não é para você

Na coluna de hoje, vou falar sobre a abertura de capital (Initial Public Offering, IPO) da You Inc, uma incorporadora imobiliária que atua na região metropolitana de São Paulo, com foco em imóveis compactos no segmento residencial de rendas média e alta.

Direto ao ponto

A minha recomendação é NÃO ENTRAR na oferta pública inicial (IPO) da You Inc.

Eu gosto do posicionamento da empresa no mercado de rendas média e alta de São Paulo, com experiência do controlador (família Muszkat); entretanto, prefiro outros nomes do setor de construção civil.

Motivos para ficar de fora do IPO do You Inc

Em resumo, os três principais motivos para ficar de fora do IPO da You Inc são:

  1. A companhia tem histórico menor de lançamentos e entregas de projetos do que suas concorrentes no mercado de São Paulo;
  2. A empresa disponibilizou poucas informações sobre o seu banco de terrenos (valor geral de vendas de 2,6 bilhões de reais);
  • O nível de endividamento é o mais elevado do setor, com relação dívida líquida sobre patrimônio líquido de 57,5 por cento em março de 2020.

Histórico da empresa

A companhia foi fundada em 2009, após o seu principal sócio – Abrão Muszkat – vender a sua parcela de 15 por cento na construtora Even para iniciar seu próprio negócio no ramo da construção civil, atacando o nicho específico de apartamentos com menor área útil.

Público alvo

O público-alvo são jovens e famílias que buscam uma moradia compacta em bairros bem localizados, capazes de oferecer boa infraestrutura e qualidade de vida para seus moradores. Essas regiões costumam estar situadas nos principais eixos de mobilidade urbana da capital, contemplando uma estrutura de comércios e serviços bastante completa. Dessa forma, os imóveis ficam normalmente situados em bairros valorizados da cidade, atendendo aos públicos de rendas média e alta.

Valor geral de vendas

Desde a sua fundação a empresa entregou mais de 8 mil unidades, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de 4,2 bilhões de reais. Apenas em 2019, o VGV lançado foi de 887 milhões de reais, um crescimento de quase 300 por cento na comparação com o ano anterior.

Para o segundo semestre deste ano, a You espera realizar o lançamento de oito novos empreendimentos, com VGV potencial de 921 milhões de reais.

Leia o artigo completo no site da Investing

Abraços,

Eduardo Guimarães

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