Levante Ideias - Domingo de Valor

Top 10 livros para investidores curiosos

Na nossa conversa de hoje eu vou mudar um pouco de assunto. Falarei sobre livros, educação financeira e ideias diferentes do usual.

Esses dias recebemos aqui na Levante uma turma boa de estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Na ocasião, recebi várias perguntas sobre quais publicações eu recomendo para quem está interessado no mercado financeiro.

Atendendo ao pedido dos estudantes, preparei uma lista top 10 de livros essenciais no mundo dos investimentos.

1) Iludido pelo acaso, de Nassim Taleb

O primeiro livro do famoso autor de Cisne Negro, bem mais legal por não ser tão repetitivo. Os principais assuntos são: acaso, probabilidade, erro humano, risco e processo de tomada de decisão num mundo cheio de incertezas.

2) O Milionário Mora ao Lado, de Thomas J. Stanley e William D. Danko

A publicação apresenta o perfil dos milionários americanos, baseado numa extensa pesquisa que mostras informações sobre os seus hábitos e padrões de consumo.

Para minha surpresa, o carro típico do milionário americano médio é um Ford Explorer usado e não um carro esportivo caro (ex: Porsche 911 GT2, recomendação do meu sócio Felipe Bevilacqua).

O livro apresenta uma fórmula mágica para saber quanto cada pessoa deveria ter de patrimônio considerando o seu salário e a sua idade (idade x renda anual líquida de impostos/10).

3) A Sabedoria do Homem na Conquista da Riqueza, de Welles Wilder

Uma aula magna sobre a oitava maravilha do mundo: o poder dos juros compostos ao longo do tempo! Não se preocupe que o livro não tem fórmulas matemáticas complicadas. O autor procura responder porque alguns homens conseguem acumular riqueza ao longo das suas vidas e outros não.

4) Reminiscências de um Especulador Financeiro, de Edwin Lefèvre

A espetacular história de Jesse Livermore, um dos mais famosos especuladores financeiros dos EUA. Ele acumulou fortuna de US$ 100 milhões após a crise da bolsa de Nova Iorque em 1929. O livro foi escrito há muito tempo, mas ainda é extremamente atual no mercado financeiro.

5) The Safe Investor, de Tim McCarthy

Sem tradução para o português. O autor é um dos fundadores da corretora americana Charles Schwab, empresa que inspirou o modelo de negócios da XP Investimentos. A publicação traz exemplos práticos sobre investimentos, com linguagem simples de maneira. Assim, o objetivo é fazer um pé de meia para a aposentadoria com perfil de risco e retorno adequado para cada investidor. O exemplo do livro que mais gosto é o modelo de três bolsos para investimentos: reserva de curto prazo (emergência), aposentadoria e negociações de maior risco (trading) com prazo variáveis. Eu utilizo muito esse modelo de bolsos (caixas) para fazer a alocação de uma carteira de investimentos por classe de ativos.

6) Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

O mais agradável e leve da lista. Apesar do nome complicado, enumera alguns princípios básicos que devem ser seguidos no mundo dos investimentos, como por exemplo: “Realize o lucro sempre cedo demais”.

7) O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Esse é o livro de cabeceira de nada menos que Warren Buffet e o pilar para a escola de investimento em valor com base em análise fundamentalista de ações/empresas.

8) Quando os Gênios Falham, de Roger Loweinstein

O livro narra a ascensão e a queda da gestora de recursos americana Long Term Capital Management (LTCM). A gigante LTCM chegou a ter US$ 100 bilhões sob gestão e combinava a elite dos traders de Wall Street (o famoso John Meriwether, por exemplo) com a nata da academia das universidades americanas (dois prêmios Nobel de economia). A quebra da gigante abalou a segurança do mercado financeiro e a LTCM precisou ser resgatada pelo Tesouro dos EUA.

9) The Big Short – A Jogada do Século, de Michael Lewis

Talvez esse seja um dos livros mais famosos da lista, que conta inclusive com a sua versão cinematográfica: A Grande Aposta.

A Jogada do Século é melhor livro para entender a crise financeira de 2008, com o colapso do setor imobiliário nos EUA e todos os seus personagens.

O autor, Michael Lewis, escreveu diversos outros livros excelentes sobre o mercado financeiro (O Mentiroso do Pôquer e Moneyball, que virou um grande filme sobre beisebol).

10) Desafio aos Deuses, de Peter Bernstein

Mistura história com ciência para explicar como o ser humano passou a lidar com o risco. O conceito matemático de probabilidade surgiu apenas no século 13, então a administração de riscos é uma ciência bastante recente. Afinal, risco mesmo é não saber o que você está fazendo, certo?

Conclusão: invista na sua educação financeira

Eu te dei 10 opções muito boas para você começar a investir na sua educação financeira, com uma seleção eclética de livros que tem uma visão nem sempre convencional do mundo dos investimentos e do mercado financeiro.

Quarenta e cinco minutos de leitura por dia farão com que você vá para a cama dormir um pouco mais esperto do que no dia anterior.

Educação financeira é o caminho para o real aprendizado no mercado financeiro. É um processo longo, constante e com visão de longo prazo. É preciso muita paciência, disciplina e trabalho árduo.

Como acreditamos que as palavras precisam estar acompanhadas de atitudes, a Levante disponibiliza um material exclusivo para nossos assinantes.

O curso Primeiro Passos do Grande Investidor tem mais de 40 vídeos, organizados em 5 módulos.

Mais uma vez: leitor do Domingo de Valor sempre tem desconto.

Desta vez, utilize o cupom GRANDEINVESTIDOR para ter 30% de desconto em qualquer série da Levante. Vale para as estratégias fundamentais e premium da Levante ao longo desta semana.

Basta entrar na página da Levante Ideias de Investimento para descobrir qual série mais se encaixa ao seu perfil e utilizar o cupom no lugar indicado.

Confira

Ebook – Como Começar a Investir

Ebook – Como Investir em Ações

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Juros
E eu com isso

A nova narrativa dos juros

A divulgação da edição mais recente do Relatório Focus nesta segunda-feira (26) mostra uma mudança nas expectativas. Não foi um movimento de ruptura. Ao contrário,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Bola da vez

Com a reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira (PI), o Partido Progressistas é a bola da vez em Brasília. O presidente da sigla deve mesmo

Read More »
Levante Ideias - Economia China
E eu com isso

Sell-off prossegue na China

Na madrugada desta segunda-feira (26), o sell-off (movimento forte e generalizado de venda dos ativos) das ações chinesas do setor de educação privada e tecnologia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel