Levante Ideias - Domingo de Valor

Temporada de resultados traz volatilidade, qual estratégia adotar? | Domingo de Valor

O início da temporada de balanços do quarto trimestre de 2021 vem mexendo com o bolso dos investidores – no bom ou mau sentido –, dada a alta volatilidade que cada percepção dos indicadores acaba trazendo ao mercado.

Empresas de grande peso já deram o que falar, em especial as dos bancos tradicionais, como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).

Olhando especificamente para o Bradesco, o lucro líquido abaixo das expectativas resultou em uma queda de mais de 8% em suas ações na quarta-feira (9). O tombo foi tão acentuado que, na semana, a ação do banco sediado na Cidade de Deus, em Osasco, desvalorizou por volta de 7,5%. Já para o Itaú (ITUB4), o efeito foi contrário e suas ações subiram 5,91% na sexta-feira (11) e 4,20% na semana.

Como discutido no último Domingo de Valor, diante dos resultados do 4T21, fevereiro cumpre sua promessa de ser um mês mais volátil do que janeiro, e com as sombras das eleições e da oscilação que elas trazem por aí. Por isso, é importante se atentar aos possíveis desdobramentos. Mas não apenas aos internos, como também aos externos – caso dos sinais da inflação nos Estados Unidos, que refletem diretamente no fluxo da B3, e a grave tensão geopolítica entre a Rússia e a Ucrânia, que reforçam a cautela do mercado.

Esses momentos de alta volatilidade e resiliência reforçam estratégias no curto prazo que podem proteger sua carteira e te auxiliar a lucrar com essa mesma volatilidade. Uma ótima alternativa é operar com opções. Se você deseja saber como opções podem auxiliar seus investimentos, clique aqui para conhecer a estratégia Operação Fênix.

 

Tenha um ótimo domingo,

Enrico Cozzolino

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.