Levante Ideias - Domingo de Valor

Sempre consulte um especialista de investimentos

O assunto da semana foi a campanha publicitária protagonizada por Bettina Rudolph, da Empiricus. A moça, de apenas 22 anos, afirma ter transformado R$ 1.500 em R$ 1.000.000 (com seis zeros mesmo) com investimentos em apenas três anos.

O ponto é que o vídeo omite informações importantes, pois não mostra explicitamente a ocorrência de aportes adicionais no período e, consequentemente, leva o investidor a pensar que esse tipo de retorno é possível em curto espaço de tempo.

Mostrei neste artigo que é impossível obter esse rendimento (de 1% ao dia todos os dias no período). Seria como jogar cara ou coroa 756 vezes seguidas e ganhar em todas.

Empresas de análise independente de investimentos

As novas casas de análise independente são empresas que possuem times de analistas e especialistas de investimentos focados em ajudar investidores pessoa física.

Suas atividades são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

Em comunicado, a CVM se pronunciou sobre a polêmica: “A Empiricus não pode fazer análise financeira, pois a atividade de analista de valores mobiliários é disciplinada pela Instrução CVM 598”. Segue o comunicado da CVM aqui (http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2019/20190321-1.html).

Dica é uma coisa, opinião é outra

Quando o seu filho fica doente, você procura um médico e não busca conselhos e dicas em vídeos na internet. Quando você é processado e precisa defender os seus direitos, você procura sempre um advogado.

Quando se trata de aplicações financeiras e de como investir o seu dinheiro, procure sempre um especialista de investimentos, devidamente certificado pelas autoridades regulatórias (afinal, ninguém confia num advogado sem OAB ou um médico sem CRM, certo).

Ter regras é uma coisa, censura é algo completamente diferente

A Empiricus alega ser uma publicadora e editora de conteúdo financeiro, não uma empresa de análise. Portanto, diz ela, não está sujeita às normas da CVM e da Apimec.

A empresa se apoia em pareceres jurídicos para alegar que pode escrever o que bem entender (inclusive textos com alusão às drogas) e que ninguém pode interferir no seus conteúdo de marketing e de análise (ex: ‘Dobre sua renda amanhã’, ‘Fique milionário rápido’, ‘Ganhe até 3.000% de um dia para outro’).

O princípio básico é o da liberdade de expressão, ou seja, o cidadão pode ter a sua própria opinião e escrever sobre o que quiser e da maneira como lhe convier.

O problema é que os conteúdos tratam de investimentos e aplicações financeiras que afetam a vida de milhares de investidores. Na prática, os produtos são recomendações de investimento: comprar determinadas ações e/ou investir em determinados fundos de investimento.

Essas recomendações travestidas de “dicas de investimento” têm grande impacto nos investimentos das pessoas, com alguns casos em que clientes perderam muito dinheiro seguindo os conselhos da referida editora de conteúdo.

Existe limite até mesmo em propaganda

Tenho mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e nunca vi uma campanha de marketing tão fanfarrona com promessas implícitas (às vezes até explícitas) tão absurdas para o investidor pessoa física.

Não existe vida mágica no mundo dos investimentos, não tem como fazer milagre: “ninguém dorme gordo e acorda magro”

A Fundação Procon de São Paulo pediu esclarecimentos sobre eventual abuso na propaganda, bem como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Propagandas que passam do limite são tiradas do ar.

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades (Homem-Aranha)

Um dos principais pilares da Levante Ideias de Investimento é a educação financeira dos nossos leitores e clientes.

A nossa proposta é levar conteúdo financeiro de qualidade ao maior número de pessoas por meio de relatórios, vídeos e lives.

Aqui na Levante não prometemos milagres. Somos uma casa de análise independente que coloca a seriedade em primeiro lugar. Não brincamos com o dinheiro de ninguém.

Os analistas têm uma carreira no mercado financeiro e somos responsáveis pelas nossas ideias. Eu tenho o meu certificado nacional do profissional de investimento (CNPI) desde 2008. Não posso escrever o que quiser nos meus relatórios. Afinal, tenho uma reputação a zelar no mercado e responsabilidade com os meus leitores e seguidores.

Para terminar, eu sou responsável pelas minhas análises e a Levante Ideias de Investimentos também, plenamente de acordo com a instrução CVM número 598.

Minha missão é te ajudar a entender mais sobre investimentos em ações, por meio do Value Investing e da análise fundamentalista. Por isso, continue acompanhando a minha coluna e não esqueça: se você ficou com alguma dúvida, é só mandar um e-mail para o endereço eduardo.guimaraes@levante.com.br.

Conte comigo e bons lucros em 2019.

Um grande abraço,

Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel