Lições de vida no mercado financeiro

Essa semana eu escrevi sobre as sete lições que eu aprendi na vida e com a minha experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro:

  1. Valuation é uma arte
  2. Timing é tudo
  3. Saiba filtrar o que ouve
  4. Foco nos grandes números
  5. Nunca abra uma boleta
  6. Teoria não é nada sem experiência
  7. Consulte sempre um especialista no assunto

Todas as lições são claras e fáceis de entender, exceto a número 5.

O que significa abrir uma boleta? 

Muitos leitores da Levante me perguntaram o que significava a expressão “abrir uma boleta”. Na coluna de hoje, vou explicar o significado desta expressão e a sua importância na minha vida.

Boleta 

Uma boleta é a comprovação física de uma transação financeira. Antigamente, antes dos sistemas de tecnologia na negociação de ações (home broker, robôs), as operações de compra e venda de ações eram registradas em papel, as chamadas boletas.

Fio do bigode

No passado, alguns negócios eram fechados no fio do bigode, ou seja, simplesmente a palavra dos homens de negócios era suficiente para concretizar a transação. J.P. Morgan, Rockfeller, Barão de Mauá são alguns exemplos de grandes empresários de antigamente.

Reputação é tudo no mercado financeiro

Confiança é algo que leva tempo para conquistar, mas que pode ser perdida em alguns minutos.

Eu sou um especialista em ações com mais de 10 anos de experiência em análise fundamentalista de empresas, com Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).

Eu tomo muito cuidado com o que eu escrevo para os meus leitores. Ser bem-humorado é uma coisa, ser fanfarrão e irresponsável é outra coisa bem diferente.

Quer ler o artigo completo? Acesse agora mesmo para ser direcionado ao site da Investing.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel