Domingo de Valor - Eduardo Guimarães

IPO do BMG: deixe o Banco no banco

Direto ao ponto

A minha recomendação é NÃO participar da oferta do Banco BMG (BMGB11).

Acreditamos que a relação risco/retorno das ações do banco BMG não é favorável ao investidor. O potencial de ganho é  baixo, dada a limitação de crescimento do retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de um banco que tem foco em crédito consignado.

Perfil do Banco BMG

O BMG tem uma ótima posição de mercado no varejo de crédito consignado, especificamente em cartões de crédito para funcionários públicos e aposentados, onde é líder. Além disso, pretende crescer no mercado digital e de meios de pagamento, com exposição ao emergente mercado de fintechs.

Vantagens competitivas

O Banco BMG está bem posicionado para continuar capitalizando em cima de sua marca e para absorver de forma crescente a ampla demanda por financiamento no Brasil.

O BMG foi um dos primeiros bancos na concessão de empréstimos consignados no Brasil. Foi ao ataque com uma plataforma de financiamento voltado ao consumo, com claras vantagens competitivas em diferentes linhas de produtos: i) é líder absoluto no mercado de cartão de crédito consignado; ii) tem a melhor capacidade de avaliação de crédito do cliente, pois é um grande pagador de benefícios a aposentados e pensionistas do INSS; iii) tem o maior poder de barganha com os grandes bancos, fechando convênios para descontar as parcelas de crédito pessoal em conta corrente.

Detalhes da oferta

A oferta do Banco BMG será composta por 119,9 milhões de ações ordinárias (sem lote suplementar), dos quais 86 por cento primárias e 14 por cento secundárias.

No preço médio do intervalo (11,60 reais a 13,40 reais) de 12,50 reais por ação, o valor total da oferta será de 1,5 bilhão de reais, dos quais 1,24 bilhão de reais entrará no caixa do Banco BMG, descontadas as despesas e as comissões pagas aos bancos participantes no IPO.

O período de reserva do IPO vai de 11 a 23 de outubro, com definição de preço em 24 de outubro.

Leia o meu artigo completo no site da Investing

Leia também: Por que o valor de uma startup é tão maluco?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

TIM Brasil
E eu com isso

Exclusividade da TIM (TIMS3) 

A TIM Brasil (TIMS3) anunciou ao mercado quinta-feira (4) da semana passada, que fechou um contrato de exclusividade para a venda de parcela da FiberCo,

Read More »
banco central
E eu com isso

Bancos centrais na sinuca

Contrariando as expectativas de uma tramitação lenta, o Senado americano foi ágil e aprovou o pacote de ajuda econômica de 1,9 trilhão de dólares no

Read More »
E eu com isso

Negócios da GE Capital e AerCap

Segundo informações de mercado, a GE Capital – divisão de serviços financeiros da General Eletric (GE) – está próxima de fechar um acordo de combinação

Read More »
E eu com isso

Combate à crise

O governo deve reforçar a reedição de medidas para fazer frente à crise da Covid-19, após uma deterioração significativa da pandemia no Brasil. Segundo o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel