domingooo2

Como saber o placar do jogo e ganhar dinheiro

Na coluna de hoje, irei falar sobre valor econômico agregado (da sigla em inglês EVA), que é o lucro econômico de uma empresa depois que ela deduz o seu custo de capital.

Aqui, eu pretendo ir além do lucro líquido divulgado pelas empresas, mas também considerar a remuneração aos acionistas, pois uma empresa pode ter lucro contábil, mas não necessariamente significa gerar valor para os acionistas.

Como calcular o valor econômico agregado

Como eu já falei em outra coluna, os dois fluxos de caixa mais relevantes para o valor de uma empresa são: 1) fluxo de caixa para o acionista (DCE) e; 2) fluxo de caixa para firma (DCF).

O Economic Value Added (EVA) foi desenvolvido pela consultoria americana Stern Stewart & Co e pode ser expresso por uma fórmula bem simples:

EVA = NOPAT – Capital Investido x WACC

Traduzindo a equação acima:

Valor econômico agregado (ou lucro econômico)

EVA = Resultado operacional depois dos impostos(NOPAT) – Ativo Total menos Passivo Circulante(Capital Investido) x Custo médio ponderado de capital (WACC).

Eu já expliquei em outra coluna como calcular o WACC.

O NOPAT é uma boa medida de rentabilidade de uma empresa, inclusive é melhor do que o EBITDA, pois já desconta o imposto de renda e a depreciação.

Assim, o valor econômico gerado é o retorno obtido (NOPAT) menos o custo do capital que incide sobre o capital investido total na empresa, que considera capital próprio e capital de terceiros (dívida).

Comparando retornos e entendendo como ganhar dinheiro

Outra maneira mais simples para saber se uma empresa gera valor econômico é comparar o retorno da empresa com o seu custo de capital. Sempre que o retorno for maior do que o custo de capital, há geração de valor para os acionistas da empresa.

As duas métricas de retorno mais utilizadas no mercado são: ROE e ROIC. Traduzindo mais uma vez a “sopa de letrinhas”: o ROE é o retorno sobre o patrimônio líquido e o ROIC é o retorno sobre o capital investido.

Na primeira métrica é calculado o retorno sem levar em consideração o endividamento, e no segundo o retorno leva em conta a estrutura de capital que tem capital próprio e de terceiros (dívida).

Sempre que o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) for maior do que o custo de capital próprio (Ke), há geração de valor para o acionista. Se a métrica de retorno utilizada for o ROIC, há geração de valor quando o ROIC for superior ao custo médio ponderado de capital (WACC).

Eu sei que a Copa do Mundo já acabou, mas eu gosto muito de futebol e irei utilizar a seguinte comparação:

O EVA é como o placar de um jogo de futebol: não adianta saber apenas quantos gols o ataque marcou (retorno), mas é preciso saber também quantos gols a defesa levou (custo de capital). A diferença entre ataque e defesa determinam se o time (empresa) gerou lucro econômico.

Quando o EVA é positivo, há criação de valor. Quando o EVA é negativo, ocorre destruição do valor. Para os economistas, o valor econômico agregado (EVA) tem relação estreita com o custo de oportunidade.

Ao se analisar a viabilidade financeira de um projeto, é preciso comparar a taxa interna de retorno (TIR) do projeto em relação à taxa mínima de atratividade, que está muito relacionada com o custo de capital. O projeto é viável se a TIR for maior do que o custo de oportunidade.

Desempenho das empresas da seleção As Melhores Ações

As empresas da seleção As Melhores Ações têm retornos superiores ao seu custo de capital. Um caso emblemático é Localiza. No nosso relatório #5 Localiza – alto retorno sobre o capital investido, informamos: “A Localiza é conhecida pelo alto retorno sobre o capital investido (ROIC), que excede o custo de capital, com geração de valor econômico e alto retorno para os seus acionistas no longo prazo”.

Para finalizar, outro conceito importante: valor de mercado adicionado (MVA), que é a diferença entre o valor de mercado da empresa na Bolsa de Valores e o valor dos seus ativos (reposição).

O MVA mede o valor gerado por uma empresa ao longo do tempo. Enquanto o EVA é uma conta de resultado (lucro econômico), o MVA é uma conta de estoque de riqueza gerado ao longo do tempo. Se o EVA for negativo ele reduz o saldo do MVA, e se for positivo, aumenta o valor do MVA.

O valor de mercado adicionado (MVA) é uma medida da geração de riqueza acumulada de uma empresa, representada pela diferença entre o valor de mercado e o valor total dos ativos de uma empresa. Em outras palavras, o mercado paga pelas ações da empresa o valor (de reposição) dos ativos acrescido do MVA, que é o saldo de riqueza gerada pela empresa aos seus acionistas.

Minha missão é te ajudar a entender mais sobre Value Investing e análise fundamentalista de empresas. Por isso, continue acompanhando a minha coluna e não esqueça: se você ficou com alguma dúvida, é só mandar um e-mail para o endereço eduardo.guimaraes@levante.com.br.

Conte comigo e até breve!

Um grande abraço,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Copasa - CSMG3
E eu com isso

Copasa (CSMG3): Resultado do 4T20

A companhia Copasa (CSMG3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de segunda-feira (01). Apesar de a companhia apresentar leve melhora

Read More »
bancos
E eu com isso

Tributar banco é mau negócio

O tradicional provérbio português “descobrir um santo para cobrir outro” ilustra aquelas situações em que a solução encontrada para um problema acaba criando outra dificuldade.

Read More »
E eu com isso

Remuneração da Ant Group

De acordo com informações de mercado, Eric Jing – CEO do Ant Group – comunicou aos seus funcionários que a companhia está revisando a sua

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Emendas e mais emendas

Nos dois dias disponíveis, segundo o prazo regimental referente às Medidas Provisórias editadas durante a pandemia, para parlamentares apresentarem emendas, foram encaminhadas 570 emendas à

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel