Levante Ideias - Domingo de Valor

Como Funciona o Pagamento de Dividendos (Na Prática!)

Na coluna de hoje vou explicar como funciona o pagamento de dividendos de uma empresa, com o caso prático da Direcional.

Pretendo explicar conceitos como distribuição de lucros e pagamento de dividendos, retorno em dividendos, data “ex-dividendos” e o motivo de a B3 ajustar o preço das ações após o pagamento dos dividendos/JCP.

 

Caso prático: dividendos da Direcional

Começo analisando o comunicado mais recente da empresa, que anunciou o pagamento de dividendos complementares em 5 de outubro de 2020.

A Direcional anunciou dividendos intermediários de 120,2 milhões de reais ou 0,81 real por ação em relação ao exercício de 2020.

As ações (DIRR3) passaram a ser negociadas “ex-dividendos” em 13 de outubro e o pagamento dos dividendos ocorreu em 21 de outubro de 2020.

 

O que quer dizer que “uma ação passou a ser negociada “ex-dividendos”?

A expressão “ex-dividendos” vem de exclusive dividendos, ou seja, quer dizer que a ação não considera mais os dividendos.

Na prática, todo acionista que possuía ações da Direcional (DIRR3) até 10 de outubro (data de corte) teve o direito de receber os dividendos em dinheiro na sua conta. A partir do dia 13 de outubro, qualquer acionista que comprasse a ação não teria mais o direito de receber os dividendos anunciados. Aqui estamos falando de uma data de corte que estabelece a data limite que o acionista tem direito a receber os dividendos.

 

DIRR3 ED

Sempre que aparece o código “ED” (ex-dividendos) ao lado do código de uma ação (ex: DIRR3 ED), quer dizer que os dividendos propostos já saíram do caixa da empresa e da sua reserva de lucros no seu patrimônio líquido.

Portanto, a B3 faz um ajuste no preço da ação, descontando o fator do dividendo por ação no preço da ação na B3. Quem comprar ação a partir daquele momento não terá mais o direito de receber os dividendos.

No caso da Direcional, a ação fechou cotada a 14,75 reais em 10 de outubro de 2020. Na abertura do dia 13 de outubro, as ações ficaram “ex-dividendos” e a B3 fez um ajuste no preço das ações (DIRR3).

Esse ajuste ocorre porque os dividendos saíram do caixa e do patrimônio da empresa e foram creditados para os acionistas, que irão receber os dividendos em dinheiro no futuro próximo.

Por essa razão, o preço da ação da Direcional foi ajustado: passando de 14,75 reais histórico para 13,90 reais por ação na abertura, um fator de ajuste de 94,5 por cento (1 menos o retorno em dividendos de 5,5 por cento). A B3 faz o ajuste dos dividendos pagos na série inteira histórica com os preços das ações.

 

Retorno em dividendos

Na data do anúncio do pagamento de dividendos eu usei o último preço de fechamento (14,35 reais) de 5 de outubro para calcular o retorno em dividendos.

Para calcular o retorno em dividendos basta fazer uma conta simples de divisão: dividendo por ação / preço por ação. O resultado foi de 0,81/14,35 = 5,64 por cento.

Abaixo eu calculo o retorno em dividendos utilizando o último preço de fechamento antes do ajuste “ex-dividendos” da B3, ou seja, com o preço de fechamento de 10 de outubro que foi de 14,75 reais.

Resolvendo a equação novamente eu chego no resultado 0,81/14,75=5,5 por cento de retorno em dividendos.

 

Isenção de IR no pagamento de dividendos

Geralmente quando uma empresa anuncia o pagamento de dividendos, que são isentos de imposto de renda para o investidor pessoa física, ocorre uma valorização da ação um pouco inferior ao retorno em dividendos, pois os investidores compram a ação para poder receber os dividendos.

 

Impacto no preço das ações

Logo após o anúncio do pagamento de dividendos, as ações da Direcional (DIRR3) acumularam alta nos três pregões seguintes (6, 7 e 8 de outubro) de 1,81 por cento, 0,14 por cento e 2,94 por cento, respectivamente, com alta acumulada de 4,94 por cento no período.

Observo que a alta acumulada no preço das ações ficou um pouco abaixo do que o retorno esperado em dividendos de 5,5 por cento. Quem comprou as ações apenas para receber os dividendos e vendeu as ações logo depois de as ações ficaram “ex-dividendos”, obteve somente o retorno de dividendos, pois a B3 ajustou o preço das ações da Direcional.

 

Mercado eficiente

Para ilustrar: o investidor comprou as ações em 5 de outubro por 14,35 reais por ação (após o anúncio dos dividendos) e vendeu no dia 13 de outubro, portanto depois de ações estarem negociadas “ex-dividendos”, com preço ajustado de 13,50 reais por ação. O investidor recebeu os 0,81 real por ação em dividendos. Veja que, nesse caso, o retorno ficou perto de zero (perda de 0,04 real por ação).

A premissa aqui é que o mercado é eficiente e que corretamente já precificou o retorno em dividendos nos preços das ações da Direcional, por essa razão as ações tiveram uma alta antes se tornarem “ex-dividendos”.

 

Retorno histórico de dividendos

A Direcional distribui  130 milhões de reais em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) em 2019 ( 90 milhões de reais em 2018).

O retorno em dividendos foi de 9,0 por cento em 2018, 3,8 por cento em 2019 e de 9,3 por cento nos últimos 12 meses.

 

Conclusão

A conclusão é que a estratégia de dividendos funciona quando o investidor fica com as ações por um prazo mais longo e se beneficia tanto da alta do preço das ações quanto do retorno em dividendo.

Eu não recomendo que o investidor fique operando somente o pagamento de dividendos. Acabei de mostrar na prática que o resultado não vale a pena. Se você está sempre investindo e comprando ações de empresas pagadoras de dividendos, irá se beneficiar do alto rendimento em dividendos ao longo do tempo.

Observo que é muito importante reaplicar os dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) recebidos para criar uma renda passiva no futuro.

Quer seguir uma carteira balanceada de ações boas pagadoras de dividendos?

Se sim, eu te convido a conhecer a minha série de investimentos Dividendos, na Levante.

Lá, eu acompanho ações de 8 empresas, monitorando os prós e contras de cada uma delas.

Se qualquer uma delas apresentar problema ou ficar cara demais, eu te aviso e oriento a vender o papel quando deixar de valer a pena.

Gostou da ideia? Neste fim de semana, há um incentivo a mais para você se tornar assinante.

Isso porque está no ar o Blackout Levante.

Todas as estratégias de investimento estão com 40 por cento de desconto.

A série Dividendos, por exemplo, cai de 12x de 21,90 reais por 12x de 13,14 reais.

Ou seja… Pelo preço de três latinhas de Coca-Cola por mês, você terá acesso à minha lista atualizada das melhores ações pagadoras de dividendos da Bolsa brasileira.

Bons investimentos.

Forte abraço,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel