CDI x Ibovespa: Qual é o Melhor Retorno?

Durante a semana voltaram as discussões no Twitter sobre qual é o melhor retorno dos investimentos: renda fixa ou bolsa de valores? Taxa de juros (CDI) ou renda variável (ações)? Do lado das ações o gestor do fundo Alaska, Henrique Bredda e, do lado do CDI, Samy Dana, professor da FGV. Foram apresentados dados do passado em períodos diferentes.

De que lado eu estou?

Um grande amigo meu, Zé Márcio, perguntou para mim qual era a minha posição sobre essa discussão. Minha resposta: essa discussão não faz o menor sentido. Na minha opinião todo portfólio de investimentos deveria deve ter as duas classes de ativos. A participação de cada ativo na carteira de investimentos depende do perfil de cada investidor.

Final de semana na praia ou na montanha?

Escolher entre renda fixa (CDI) e renda variável (ações) tem a mesma utilidade do que escolher qual o destino preferido no final de semana: praia ou montanha, ou escolher a bebida preferida: fermentada (vinho ou cerveja) ou destilada (uísque, gin). Conclusão: uma coisa não exclui a outra, portanto, escolha as duas alternativas.

Quer saber mais? Dou mais detalhes e segredos do sucesso nos investimentos no artigo que publiquei na Investing.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

E eu com isso

Posto Ipiranga

Expressão consagrada pelo presidente Bolsonaro para delegar as decisões econômicas para seu ministro, o “Posto Ipiranga” serviu de apelido para Paulo Guedes, lhe dando credibilidade

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel