Levante Ideias - Domingo de Valor

A Bolsa de Valores está barata? | Domingo de valor

Na coluna de hoje, vou falar sobre o desempenho do Ibovespa e o fluxo de recursos e investidores na B3 no primeiro trimestre de 2021.

Pretendo também responder a seguinte pergunta: “A Bolsa de Valores brasileira está barata?”.

Grande fluxo de recursos para a Bolsa

Acredito que o fluxo positivo de recursos para investimentos em ações no mercado local está apenas começando e deve crescer bastante em 2021, com potencial de mudar o patamar do volume negociado na Bovespa.

Irei analisar alguns dados que são indicadores importantes para medir o aumento do interesse dos investidores em relação à Bolsa de Valores: 1) volume médio negociado diário; 2) quantidade de investidores ativos na B3; 3) alocação em renda variável.

Volume médio negociado diário

O volume médio diário negociado (ADTV) do Ibovespa aumentou para 38,2 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2021, crescimento de 31 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2020 e aumento de 27 por cento em relação ao volume médio de 2020 (30,1 bilhões de reais). O volume médio negociado diário foi de 38 bilhões de reais em março deste ano, crescimento de 10 por cento em relação a março de 2020.

O volume médio negociado na B3 ficou um pouco de lado de janeiro a março de 2021, devido às incertezas políticas, ao aumento do risco das contas públicas e à saída de recursos de investidores estrangeiros (fuga de 7 bilhões de reais em fevereiro e de mais 5 bilhões de reais em março).

Quantidade de investidores ativos

Segundo dados da B3, a quantidade total de investidores ativos na Bolsa atingiu 3.594.726 pessoas físicas (CPFs) em março de 2021, o que representa um forte crescimento de 58,2 por cento em relação a março de 2020. No fim de 2019, o  total de investidores ativos na B3 era de 1.690.497. A quantidade de investidores ativos mais do que dobrou.

Apesar do crescimento, a participação dos investidores brasileiros na renda variável ainda é muito baixa: cerca de 1,7 por cento da população, número inferior ao de países como Colômbia e Chile, e na média de outros países emergentes.

Número de investidores brasileiros - projeção - Domingo de Valor

Acredito que o total de investidores na Bolsa poderá chegar a cerca de 5 milhões de pessoas físicas no fim de 2021, aumento de quase 40 por cento em relação à quantidade atual. Isso significa o equivalente a quase 2,4 por cento da população brasileira.

Aumento da alocação de recursos em renda variável (ações)

Segundo dados da Anbima, os Fundos de Ações tiveram captação líquida de 6 bilhões de reais em março de 2021 (4,7 bilhões em fevereiro), mas fecharam o primeiro trimestre com resgate líquido de 11,2 bilhões de reais. Deste valor, 22 bilhões de reais foram de resgates líquidos somente no mês de janeiro.

Captação Líquida de Fundos de Ações - Domingo de Valor

O ano de 2020 teve captação líquida de 73,8 bilhões de reais, ante uma captação de 88,9 bilhões em 2019, de 22,93 bilhões em 2018 e de 36,9 bilhões em 2017.

Saldo total dos Fundos de Ações - Domingo de Valor

O saldo dos Fundos de Investimento em ações era de 623 bilhões de reais em março de 2021 e representava 10 por cento do total da indústria de Fundos de Investimento no Brasil, comparado a 7 por cento em março de 2020. Essa porcentagem era de 9,1 por cento em dezembro de 2019 e 6,6 por cento em dezembro de 2018.

Participação dos Fundos de Ações - Domingo de Valor

A participação dos Fundos de Ações em relação ao total de Fundos ficou por volta de 10 por cento entre os anos de 2007 e 2012. Antes da crise de 2008, a participação das ações chegou a 14,6 por cento do total em dezembro de 2007. Historicamente, a média dessa participação é de 8,6 por cento desde 2006.

Na minha opinião, a participação dos Fundos de Ações poderá voltar ao nível de 12 por cento do total de Fundos de Investimento em 2021.

A Levante preparou um Relatório Gratuito e Exclusivo para você, investidor, com uma análise dos resultados mais recentes dos bancos.

Veja agora o desempenho desse setor na Bolsa e saiba tudo sobre Itaú, Santander, Banco de Brasil – e mais!

Para baixar o Relatório, clique aqui! É grátis. 

Desempenho do Ibovespa

O principal índice de ações do Brasil, o Ibovespa, está na lanterna do desempenho dos principais índices de ações ao redor do mundo: valorização de apenas 0,88 por cento em 2021 (até 20 de abril), mas em dólares a queda é de 5,14 por cento. Essa diferença é explicada pela alta do dólar em 2021: 6,35 por cento, se considerada a média (Ptax).

Índices das Bolsas em 2021 - Domingo de Valor

O desempenho da bolsa de valores brasileira é um dos piores entre os mercados emergentes, ficando atrás somente do índice Bist, da Bolsa de Istambul na Turquia, que acumula uma desvalorização de 7,5 por cento em liras turcas e de 15,3 por cento em dólares.

O Ibovespa está barato?

Apesar do desempenho mais fraco em relação aos demais índices, o Ibovespa está trafegando perto de suas máximas históricas, ao redor de  120 mil pontos, e ainda abaixo do seu topo histórico de 125 mil pontos.

Assim, mesmo perdendo a corrida em relação às principais Bolsas dos EUA e dos mercados emergentes, acredito que o Ibovespa não é exatamente uma pechincha, ainda mais se considerarmos o risco político, fiscal e da reabertura da economia.

Eu já falei sobre algumas medidas de risco no mercado financeiro: risco-país, taxas de juros futuros (Brasil e Estados Unidos) e índice do medo VIX.

Múltiplo preço/lucro

O Ibovespa, sem considerar Petrobras e Vale, está sendo negociado a múltiplo preço lucro projetado 12 meses em linha com a sua média histórica de 12,8 x, com um desvio padrão de cerca de 2,0x.

Se o Governo Federal conseguir evitar que o Orçamento 2021 fure o teto de gastos públicos, sem mais deterioração nas contas públicas, acredito que o Ibovespa poderá voltar a ser negociado a um múltiplo preço/lucro 12 meses no patamar de um desvio padrão acima da média histórica por volta de 14,8x.

Esse múltiplo implica em potencial de valorização de cerca de 17% sobre o patamar atual do Ibovespa de 120 mil pontos.

Com essa conta bem simplista, por meio do múltiplo preço/lucro, o Ibovespa poderá chegar perto dos 140 mil pontos no final de 2021.

Portanto, acredito que o Ibovespa não pode ser considerado uma pechincha, pois tem bastante risco na percepção dos investidores estrangeiros em relação à situação fiscal doméstica.

Conclusão

Eu penso que o stock picking (escolha de ações) será ainda mais essencial em 2021 para que o investidor possa ter um bom retorno no seu investimento em ações. Afinal, o Ibovespa não vai dobrar devido ao aumento no risco no mercado, e, mais do que nunca, será necessário procurar boas empresas para investir e obter retornos acima da média de mercado.

Abraços,

Eduardo Guimarães.

Leia a minha última coluna do Domingo de Valor para ficar por dentro da Bolsa: Pergunta que eu respondo (2) | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel