Como ser um trader?

Como Ser Um Trader? 5 Lições Para Ter Sucesso

Você já se perguntou como ser um trader? Essa dúvida bate na porta de quem se interessa pelo mercado financeiro e quer ganhar dinheiro em casa. O termo em inglês quer dizer “comerciante”. Neste caso, o que está sendo negociado são ativos da Bolsa de Valores.

De modo geral, os traders fazem operações de curto prazo, que podem durar dias, horas ou até mesmo minutos, como é o caso de quem se dedica ao day trade

Para você que quer saber como ser um trader, separamos cinco lições para conseguir ter sucesso nessa atividade!

Como ser um trader? Veja as dicas!

Para você, que se pergunta como ser um trader, a primeira coisa que deve ter em mente é que, para ser bem-sucedido, é preciso bastante prática, assim como em qualquer outra atividade. Nesse sentido, você terá que desenvolver quatro aspectos:

  • operacional: entender os recursos dos apps de investimento;
  • técnico: saber as regras da Bolsa de Valores e os mecanismos que podem te permitir ganhar no curto prazo, como os ensinamentos da análise gráfica;
  • estratégico: montar um bom plano de atuação;
  • psicológico: ser resiliente, saber a hora de parar e estar preparado para possíveis perdas.

Confira as dicas para ser um trader de sucesso!

1. Entenda bem o mercado

Como o trader se aproveita da volatilidade do mercado para lucrar com a compra e venda de ações e derivativos, é preciso entender sobre o mercado para traçar um bom plano estratégico. Esse conhecimento vai ajudar você a definir quais investimentos valem mais a pena comprar e vender em determinado momento. 

Nesse sentido, é preciso saber identificar oportunidades de curto prazo na Bolsa de Valores. Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

2. Conheça as regras da Bolsa

Para ser assertivo nas suas negociações, é preciso compreender as regras da Bolsa de Valores. Confira alguns conceitos importantes:

  • leilão: ocorre 15 minutos antes da abertura do pregão e é o momento em que a Bolsa define o preço justo de abertura de algum ativo. Você pode participar enviando ofertas de compra e venda, mas as negociações só acontecerão após esse período. É um bom momento para testar preços das ações;
  • horários de negociação: são os momentos em que é possível realizar a compra e venda de ativos; cada mercado tem um horário específico, portanto, é importante ficar atento. Quando o assunto são as ações, é possível obter mais liquidez nos horários de 9 às 12 horas, de maneira geral;
  • tipos de ordens: toda compra ou venda de ativos é feita por meio de ordens enviadas ao intermediário do contrato. Existem vários tipos de ordens, como ordem limitada, a mercado, stop e tantas outras. Todo trader precisa estar familiarizado com esses conceitos;
  • perfil de investidor: o perfil de investidor determina o risco que você está disposto a assumir, em troca da busca por maiores rentabilidades. Entender se o seu tipo é conservador, moderado ou agressivo é fundamental para investir com mais assertividade. 

3. Estimule a sua visão estratégica

Você, que quer saber como ser um trader, precisa ter em mente que essa atuação requer habilidades de análise de dados e do mercado para traçar boas estratégias. Nesse sentido, é fundamental que você tenha um plano de trading para operar. Esse planejamento deve conter:

  • em quais ativos você está disposto a investir;
  • horário de operação;
  • metas de ganho diárias, semanais e mensais;
  • limites de perdas diárias semanais e mensais;
  • número médio de operações diárias necessárias para atingir a sua meta;
  • número de perdas consecutivas no dia até parar.

4. Esteja ciente que você pode perder dinheiro

É claro que ninguém gosta de perder dinheiro, mas, você se lembra de quando comentamos que é preciso trabalhar o seu psicológico para operar como um trader? Então, você precisa estar confortável com a ideia de que isso irá acontecer.

Também é preciso saber a hora de parar. Por isso, ter um bom plano de trading é fundamental. Ele deve ser o seu guia, mesmo quando você estiver emocionalmente abalado. 

5. Tenha uma reserva de emergência

É altamente indicado que todo mundo tenha uma reserva de emergência antes de começar a investir. Dessa forma, você está resguardado caso aconteça algum imprevisto — tanto para continuar com as negociações quanto para manter o seu padrão de vida. 

6. Siga boas análises do mercado

Por último, mas não menos importante, é preciso que você entenda bem do mercado financeiro. A melhor forma de estar por dentro desse assunto é contando com análises de quem é expert na área.

Esse conteúdo você encontra na série O Trade Dos 5 Dias, da Levante! Nela, o analista responsável Enrico Cozzolino indica no mínimo quatro recomendações de ações, por semana, para você investir.

Além disso, todas as segundas e sextas-feiras acontecem lives de acompanhamento do mercado, e você ainda tem acesso a um grupo exclusivo no Telegram para receber insights e análises completas.É o maior suporte para você que quer ser um trader de sucesso. Assine já a série O Trade Dos 5 Dias, da Levante Ideias!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.