7formasdeobterumarendaextra

7 formas de obter uma renda extra

A grande maioria das pessoas deseja saber como obter renda extra, seja para regularizarem suas finanças, seja para acelerar a realização de seus sonhos e investimentos, não é mesmo?

Isso é muito bom, pois, com maior disponibilidade de dinheiro, até mesmo as linhas de crédito e financiamento podem oferecer contratos mais vantajosos e com taxas de juros reduzida, sabia? Ou seja, além de ajudar a construir suas economias, ter um dinheiro guardado também garante outros benefícios indiretos.

É o caso, por exemplo, da tranquilidade de saber que, se a fonte principal for interrompida, o indivíduo não estará desemparado. Ter um dinheiro extra todo mês também proporciona uma qualidade de vida melhor e mais confortável. Então, quer conhecer essas fontes de geração de renda que você pode experimentar? Veja nossa lista.

1. Trabalhe com vendas

Existem diversas possibilidades de ganhar uma renda extra nessa modalidade, como fazer um brechó de suas roupas antigas ou iniciar a venda direta de alguma marca.

Para isso, você se cadastra em uma empresa desse segmento, faz a divulgação de seus produtos, registra os pedidos em um sistema, e, depois de alguns dias, os itens são enviados para completar a venda.

Essa modalidade é muito tradicional, no qual os revendedores usam catálogos e revistas para demonstrar os produtos. Mas, na atualidade, também é possível usar os recursos tecnológicos, como fazer a divulgação e venda 100% pelas redes sociais.

Aliás, se você tem uma boa influência, rede de amigos ou colegas de trabalho, também pode ofertar os chamados infoprodutos, que são conteúdos, e-books e cursos virtuais. A cada venda, uma comissão é computada para ser sacada ao final do ciclo em questão.

2. Crie conteúdos e cursos online

Se você é especialista em alguma área e detém um conhecimento relevante, pode transformá-lo em conteúdos digitais para que outras pessoas vendam. Isso é o que um infoprodutor faz, e, com o fortalecimento das mídias sociais, as chances de realizar boas vendas são muito boas.

3. Faça transportes

Transportes também tem aplicações variadas. Você pode se cadastrar em aplicativos e oferecer serviços de mobilidade urbana em seus horários de folga, isso vale tanto para os transportes de pessoas, como também de objetos e comidas.

Outra forma de ganhar dinheiro com transportes são as caronas que você pode dar a até quatro pessoas, dentro de um raio no seu percurso. Cada uma paga um pequeno valor, mas, no final, você pode ganhar um bom retorno dessa atividade.

4. Atue como freelancer

Freelancer é aquele profissional que não possui vínculo empregatício com a empresa, e, portanto, pode trabalhar para várias delas. Isso dá muita flexibilidade e possibilidade de gerar uma renda extra.

Fotógrafos, redatores, revisores, programadores, web designers e uma série de profissionais, trabalham nessa modalidade, seja para complementar a renda, seja por preferirem o modelo de trabalho.

5. Ofereça consultoria

Outra forma muito eficiente, e que você vai usar todo seu conhecimento, é oferecer consultorias. Com um conhecimento que é importante para outro profissional ou empresa, é possível oferecer consultorias de diversos conteúdos e áreas.

É possível, por exemplo, ofertar uma consultoria financeira, para redução de tributos, treinamentos de equipe, auditoria externa etc. Assim como as vendas diretas, esse tipo de fonte de dinheiro extra também já foi modernizada. É possível fazer reuniões presenciais ou por videoconferências, por exemplo.

6. Considere usar seus dotes artesanais ou gastronômicos

Se você tem habilidades que não são exploradas no seu trabalho atualmente, pode usá-las para produzir artes, e, então, vendê-las.

O mesmo acontece com a oferta de serviços de gastronomia. Muitos profissionais dessa área oferecem aulas, consultoria de compras nos supermercados, além, é claro, de fazerem serviços de buffet e cozinharem em festas,

7. Invista seu dinheiro em boas aplicações

Outra maneira de ganhar um dinheiro extra é fazendo aplicações de seus recursos em bons investimentos. A parte legal é que essa ideia pode ser conjugada com qualquer outra, ou seja, você pode seguir essas orientações e também continuar exercendo suas atividades extras citadas acima.

É claro que, para realizar uma boa aplicação, é preciso contar com orientações de profissionais especialistas no assunto, não é mesmo? Ou melhor, não apenas as informações de como aplicar, mas também, dicas e ensinamentos de como elas funcionam e porque um tipo de aplicação é melhor do que a outra. Isso é transparência, e para o mercado financeiro, é essencial.

Quer saber algumas opções que podem gerar boas rendas extras? Veja:

  • Fundos imobiliários;
  • Ações que pagam dividendos;
  • Títulos do Tesouro com juros semestrais.

O seu objetivo e perfil de investidor precisam ser observados, é claro, mas esses investimentos são mais arrojados e podem trazer retornos mais expressivos para seus recursos. Se é renda extra que você está em busca, esse é um dos caminhos possíveis, certo?

Bônus: e como escolher em qual dessas fontes de renda extra investir?

É preciso lembrar que os investimentos de recursos não dependem do seu esforço ou tempo de dedicação exclusiva. É aconselhável que você acompanhe a performance de suas aplicações, é verdade, mas não se compara, por exemplo, a necessidade de dirigir uma moto ou carro para realizar transportes, entende?

Ao escolher entre essas maneiras de ganhar uma renda extra, a sua realidade também precisa ser observada, ou seja, o que é possível ou não executar para que um bom retorno seja percebido. Se você não tem dotes culinários, pode até investir em um curso para se especializar, mas isso levará tempo.

Em outros casos, como investir dinheiro, você não precisa de um grande volume para iniciar e pode buscar empresas que oferecem orientações detalhadas de qualidade para orientar suas aplicações.

Conhece alguém que também está procurando entender como obter renda extra? Converse com ela sobre essas opções, veja se ela já tem experiência com algumas delas e troque conhecimentos. Isso é muito valioso e pode expandir as possibilidades de gerar mais recursos financeiros para você e sua família.

Você também pode continuar acompanhando nossas publicações que sempre trazem conteúdo que podem ajudar nesse processo. Assine nossa newsletter, receba uma curadoria especial das postagens gratuita no seu e-mail.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu
Fechar Painel