Como fica o investimento em startups em tempos de crise?

Uma das minhas frases favoritas em momentos de adversidade – e não foram poucos, apesar de 15 anos de marketing, consultoria e agora investimento de risco – é de que há beleza no caos.
 
É nele que nasce uma nova ordem; uma nova maneira de fazer as coisas. Com mais segurança, conhecimento e preparação para que possa aproveitar os tempos bons que se avizinham a médio prazo.
 
Viver dois cisnes negros como o COVID-19 e o crash do petróleo é um cenário novo para muita gente, quando não víamos uma crise de amplitude global há mais de 10 anos. Não é a primeira vez nem será a última que viveremos momentos de tensão e talvez até retrocesso no que tange a economia global.
 
Neste cenário, como tudo na vida, temos duas perspectivas para ponderar:
  • Aqueles mais negatividas floream sobre o caos, se blindam dos piores momentos e assumem perdas.
  • Já aqueles com visão mais positiva ou ao menos ponderada tem a perspectiva de mitigar riscos, rever cenários e aproveitar as oportunidades que se avizinham numa nova rampa de desenvolvimento econômico.
Vale para qualquer tipo de investidor – seja ele anjo, institucional, pessoa física ou jurídica. Ao meu ver no montante das minhas perdas, vejo uma janela de oportunidade interessante de investir em ações e produtos financeiros que me darão uma boa oportunidade de ganho no espectro de 12, 24 meses ou mais. As empresas ficaram baratas mantendo sua estruturas de governança.
 
Já para quem lida com investimentos em Venture Capital (startups) e Private Equity (novos projetos)… Algumas coisas mudam no dia-a-dia:
  • A captação de recursos para fundos ilíquidos – 100% lastreados em ativos – pode ficar mais difícil, uma vez que o investidor está perdendo patrimônio momentaneamente e/ou mais inseguro para aplicar num segmento com retorno em média acima de 5 anos.
  • O mesmo se aplica a startups que querem ou estão em processo de captação: faça-o o mais rápido possível e estejam prontos para um momento de carência de funding, principalmente se você estiver no início da sua jornada (angel, pré-seed, seed). Quem está com modelo de negócio validado e precisando de recursos para ganho de escala terá uma vida menos difícil.
Mas nada se compara a um fenômeno que já falamos no final do ano, após o IPO mal-sucedido do WeWork e toda a polêmica em cima do SoftBank: investidores e empreendedores precisam ficar de olho em projetos que consigam uma geração de caixa consistente com o desenvolvimento dos seus produtos e serviços, e não no CAPEX necessário para manter ou acelerar uma jornada de crescimento sem garantia de lucros.
 
Os juros baixos por mais tempo que o esperado fará com que o capital volte ao mercado em algumas semanas, não é uma crise estrutural mas uma contigência pontual. Mas… o risco calculado e a solidez para cada passo fica.
 
Ao final e diferente da carta apocalíptica do Sequoia Capital – a mãe de todos os VCs no Vale do Silício – acredito que os cisnes negros cantam novos tempos de alvorada.  

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.