Como Aprender A Investir?

Como Aprender A Investir? Conheça As Séries E Cursos Da Levante Ideias

Para você que se preocupa com o futuro ou pensa em ver seu dinheiro rentabilizar agora, é importante entender como aprender a investir. Isso porque, além do retorno financeiro, você também aprende sobre o mercado e as possibilidades que esse universo dos investimentos possibilita.

Continue lendo este artigo e veja como começar a investir e como as séries e cursos da Levante Ideias podem guiá-lo ao seu objetivo final como investidor!

Como aprender a investir? O que é preciso saber antes de começar

Além dos conhecimentos sobre o mercado financeiro, são necessários alguns outros entendimentos para ter sucesso e entender como aprender a investir os seus recursos. Entre eles:

Perfil de investidor

Entender o seu perfil de investidor te dá mais clareza sobre as aplicações que podem ser mais vantajosas para você.

Sem dúvidas é um dos passos mais importantes para quem quer saber como começar a investir. Isso porque, ao ter esse conhecimento, você conseguirá definir os riscos que está disposto a correr.

Entre os principais tipos, nós temos:

  • perfil conservador: as características das pessoas que possuem este tipo de perfil é não aceitar muitos riscos dentro do mercado. O que isso significa, então? São as pessoas não toleram uma grande exposição ao risco de perda de patrimônio e procuram aplicações financeiras que oferecem menos volatilidade e mais previsibilidade, como aquelas de renda fixa;
  • perfil arrojado: já as principais virtudes do perfil arrojado é o oposto do que vimos acima. Esse tipo de investidor aceita riscos e aceita a volatilidade do mercado, procurando aplicações com maior chance de retorno ;
  • perfil moderado: esse perfil é considerado o meio-termo entre os dois primeiros. Aceita riscos – mais do que o investidor conservador –, porém ainda não como os arrojados, ficando no meio entre possibilidade de alcançar bons retornos e conservação de patrimônio.

Traçar metas e objetivos claros

Outro ponto fundamental para ter sucesso e entender como aprender a investir é traçar metas logo no início dos seus investimentos. Tudo isso é importante, pois é a partir das suas metas que você poderá traçar a sua estratégia. 

Logo, organize suas finanças, busque entender seu tipo de perfil investidor e defina os seus objetivos. Uma forma de fazê-lo é pelo prazo dos seus investimentos, por exemplo:

  • longo prazo: aquelas metas que levam mais tempo – de 10 a 20 anos – para atingir;
  • médio prazo: aquelas que podem acontecer entre 2 e 5 anos, por exemplo;
  • curto prazo: metas e objetivos que podem acontecer em até 1 ano como investidor.

É claro que os objetivos variam de acordo com as características e as expectativas de cada pessoa. Defini-los, portanto, vai dar uma direção clara para você que quer aprender como aprender a investir sem grandes frustrações ou prejuízos.

Estude e leia sobre economia

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas não passam por ela ao entrar no mercado de investimentos. Estudar e ler sobre economia são meios de entender esse universo tendo maior previsibilidade.

É muito importante aprender em qualquer tipo de fonte que tenha a ensinar. Sejam elas:

  • workshops;
  • palestras;
  • filmes;
  • livros;
  • seriados de TV;
  • etc.

Uma ótima indicação de livro que pode ajudá-lo a entender melhor o mercado é o famoso “O investidor inteligente”, do economista  e escritor inglês Benjamin Graham. Esse livro é um dos mais citados quando o assunto é investimento em renda variável.

Na obra, Benjamin Graham ensina como diferenciar os investimentos e especulações, além de explicar as vantagens de adquirir ativos com a margem de segurança necessária.

Como aprender a investir com as séries da Levante Ideias?

Para quem chegou até aqui, então como aprender a investir com as séries e cursos da Levante Ideias? Bom, primeiro que nossos conteúdos são exclusivos e desenvolvidos por profissionais do mercado com bastante experiência.

O curso “Os Primeiros Passos do Grande Investir” é liberado gratuitamente para qualquer um de nossos assinantes assim que é validada a aderência a qualquer uma das séries de investimento Levante.

São mais de 9 módulos focados em ensinar do zero os tópicos mais importantes para  que qualquer pessoa interessada em se tornar um grande investidor consiga alcançar esse objetivo.

Além de estudar o mercado, para entendê-lo e investir com qualidade, contar com a ajuda e o suporte da Levante pode fazer toda a diferença no sucesso das suas aplicações. 

Com boletins informativos, recomendações de investimentos (como ações, opções, fundos imobiliários etc.) e outros benefícios, contar com uma empresa especializada é extremamente importante para quem quer aprender a investir com o pé direito.
Você vai se sentir mais seguro para aplicar o seu dinheiro, e este é o propósito da Levante Ideias. Confira agora todas as nossas séries de recomendações de investimentos e saiba qual se encaixa mais em seu perfil!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Combustível
E eu com isso

Alta dos combustíveis

Com novas altas nos preços do barril de petróleo nas praças internacionais, o governo definiu como prioridade total a entrega de uma PEC (Proposta de

Read More »
Levante Ideias - Netflix
E eu com isso

Resultados da Netflix (NFLX) do 4T21

A Netflix (NFLX) apresentou, nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao quarto trimestre de 2021. Os números apresentados foram

Read More »
Levante Ideias - Criptomoedas
E eu com isso

Entenda a queda das criptomoedas

A semana está se encerrando com as cotações das criptomoedas desabando. Nas últimas 24 horas, as cotações do Bitcoin (BTC) recuaram cerca de 7%, para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.