Entenda o que é o circuit breaker na Bolsa de Valores e o seu impacto

Você quer investir na Bolsa de Valores? Então, um dos mecanismos que você deve conhecer é o circuit breaker. Esse é um termo muito técnico, mas que entrou no radar do investidor pessoa física por causa da crise provocada pela Covid-19.

Quer entender o que é e como funciona o circuit breaker na Bolsa de Valores? Então, confira tudo sobre o assunto e os impactos para os seus negócios no mercado de ações. Vamos lá?

O que é o circuit breaker e como funciona?

Para que as operações aconteçam nas bolsas de valores, existe uma série de mecanismos que garantem a proteção dos investidores e do mercado de ações. O circuit breaker é uma ferramenta de segurança que interrompe todas as operações em um momento de pânico no mercado.

Quando os preços estão sofrendo quedas inesperadas e intensas, o acionamento desse ‘botão de pânico’ faz com que a parada nas negociações permita um respiro para os investidores entenderem exatamente o que está acontecendo. O circuit breaker tem como principal função travar os negócios por um período, a fim de que se equilibrem os números de ordens de venda e de compra na bolsa.

As regras do circuit breaker

Quando a Ibovespa desvaloriza 10% em relação ao fechamento do dia anterior, o dispositivo é acionado e as negociações são suspensas por 30 minutos..

O segundo estágio do circuit breaker ocorre quando a queda alcança 15%. E, neste caso, a paralisação dos negócios dura uma hora.

O circuit breaker pode chegar a um terceiro estágio, quando atinge 20% da desvalorização em relação ao índice do dia anterior. Nesta situação, pode-se optar por interromper as negociações até o fim do pregão.

Quando acionar o mecanismo e quais são os impactos da ação?

O circuit breaker é uma ferramenta de segurança da bolsa. Então, quando os preços sofrem quedas vertiginosas repentinamente, que podem prejudicar os investimentos que são realizados na bolsa, o botão de pânico é acionado.

Essa ferramenta havia sido acionada, por exemplo, no final dos anos 90, na crise da bolha imobiliária de 2008 e, em 2017, no conhecido “Joesley Day”. No entanto, em meio à pandemia, constantemente, o circuit breaker tem sido acionado para controlar os preços.

Os choques no mercado podem levar os preços das ações tão para baixo que investidores podem falir e o mercado sofrer graves danos se não for protegido pela ferramenta.

Quais são os impactos na bolsa de valores, nos investimentos e na economia?

No Brasil, o gatilho do circuit breaker foi disparado na Bovespa 6 vezes somente em março, igualando a marca da crise da 2008. Na história, outros acionamentos do dispositivo aconteceram. Em 1997, foram 3 circuit breaker ao longo do ano pela acentuada queda da bolsa de Hong Kong. Em 1998, pela crise na Rússia o acionamento voltou a acontecer em cinco ocasiões. Em 1999, pela desvalorização do real aconteceu por duas vezes em janeiro. E, em 2017 pelos efeitos da crise causada pelas delações de Joesley Batista havia sido o último acionamento.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu
Fechar Painel