Calculadora De Investimentos — Entenda Aqui Para o Que Serve

Calculadora De Investimentos — Entenda Aqui Para o Que Serve

A calculadora de investimentos foi criada para que fosse possível aos investidores calcular, de maneira simples e fácil, o retorno estimado das aplicações financeiras.

Além da possibilidade da simulação de ganhos em determinados ativos, é possível utilizar a ferramenta para comparar a rentabilidade entre diferentes aplicações.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo!

Como funciona uma calculadora de investimentos?

Na maioria dos casos, a calculadora de investimentos funciona apenas para o cálculo de aplicações em renda fixa, dado que o retorno dessas aplicações são mais previsíveis e seguem, muitas vezes, um padrão estabelecido. 

Entre os tipos de aplicações que podem ser usados nessas calculadoras para o cálculo de investimento estão: 

Para o cálculo de rentabilidade, a ferramenta associa diferentes elementos da aplicação simulada  em suas contas, utilizando as seguintes informações como base.

  • capital inicial;
  • taxa de juros;
  • tempo de investimento;
  • indexadores e índices econômicos;
  • aportes mensais;
  • custos e despesas.

Vale dizer também que existem diversas calculadoras de investimento no mercado, como lhe mostraremos no tópico abaixo. Assim, os fatores levados em consideração nos cálculos podem ser diferentes. 

3 calculadoras de investimentos para conhecer

Não sabe qual calculadora de investimentos usar? Confira 3 dicas!

  1. Calculadora de investimentos G1
  2. Calculadora do cidadão
  3. Simulador do Tesouro Direto

Vale ressaltar que todas as calculadoras fazem uma simulação de ganhos em determinados investimentos. Ou seja, mesmo com o preenchimento correto de todos os dados, a rentabilidade do investimento pode apresentar variações ou oscilações.

Isso porque as aplicações financeiras podem sofrer mudanças em seus rendimentos de acordo com as variáveis econômicas. 

Dessa forma, é fundamental que o investidor tenha uma visão analítica do cenário para que possa avaliar os diferentes tipos de ativos e cenários econômicos. E, mais importante, para saber quais são os melhores ativos a depender do cenário.

Mas… Como é possível saber quais são esses melhores ativos?

Multiplique seus ganhos com a série Carta do Estrategista

É por isso que estamos aqui: para te ajudar a encontrar esses ativos e ganhar de verdade investindo no mercado.

A Levante Ideias possui a série Carta do Estrategista, liderada por Rafael Bevilacqua, nosso estrategista-chefe, cujo objetivo é fazer com que o investidor tenha acesso aos investimentos com melhor potencial de ganho no mercado atualmente. 

Para fazer suas recomendações exclusivas, Rafael e sua equipe fazem uma análise Top-down do mercado e dos ativos, identificando os movimentos macroeconômicos que trazem as melhores possibilidades de alta para certas ações.

Até agora, apenas em 2021, o resultado tem sido bastante positivo… Dê só uma olhada abaixo:

Enquanto a Carteira Recomendada do Carta do Estrategista acumula, em 2021 (até 01/06), 20,4% de rentabilidade, o Ibovespa tem uma alta de apenas 7,8%. É uma boa diferença – e que pode mudar o patamar da sua vida financeiramente. 

Por fim, gostou de saber sobre a calculadora de investimentos e como é possível obter uma análise de mercado mais assertiva? Conheça também a série fundos de investimento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 2T21

A Tesla (TSLA), referência global no mercado de veículos elétricos, apresentou nesta segunda-feira (26), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel