Stock,Market,Or,Forex,Trading,Graph,And,Candlestick,Chart,Suitable

Ata do Copom, IPCA de abril e temporada de balanços, com Itaúsa, BTG e construtoras em foco na semana

A segunda semana de maio será marcada pela divulgação da Ata do Copom na terça-feira, pelos dados de inflação de abril e pela lista extensa de balanços do primeiro trimestre de 2021 na penúltima semana de divulgação.

Na terceira reunião do Copom, realizada nos dias 4 e 5 de maio, o Banco Central elevou a taxa Selic pela segunda vez consecutiva em 0,75 pontos percentuais. A taxa Selic passou de 2,75% para 3,50%, de acordo com as expectativas do mercado.

O Copom indicou que as taxas de juros poderão subir para 4,25% ao ano na próxima reunião, marcada para os dias 15 e 16 de junho. “Neste momento, o cenário básico do Copom indica ser apropriada uma normalização parcial da taxa de juros, com a manutenção de algum estímulo monetário ao longo do processo de recuperação econômica”, diz o texto do Comunicado. Com uma ressalva importante que pode não ser bem assim. “O comitê enfatiza, entretanto, que não há compromisso com essa posição e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação.” É conveniente lembrar que, na edição mais recente do Boletim Focus, a projeção para a taxa referencial Selic em dezembro deste ano é de 5,5%.

Em termos de perspectivas para a economia brasileira, o Copom ficou em cima do muro. Há pelo menos três variáveis, todas muito imprevisíveis, a considerar. A saber i) a velocidade de imunização dos brasileiros, ii) o ritmo de normalização das economias com as quais o Brasil tem relações comerciais importantes e iii) os desdobramentos das dificuldades políticas pelas quais passa o governo. Tudo isso eleva as incertezas dos investidores. E incertezas mais elevadas significam dificuldades adicionais para ancorar as expectativas, o que pode obrigar o BC a apertar ainda mais os juros no decorrer deste ano.

Na agenda de divulgação dos balanços do 1T21 da semana, divulgarão seus resultados: Itaúsa, Banco Inter, BTG, Suzano, Klabin, empresas do setor de construção dentre outras, em uma extensa lista de balanços da penúltima semana de resultados.

Confira a agenda da semana.

Fonte: Investing | Elaboração: Levante Ideias de Investimentos

 

Fonte: Empresas | Elaboração: Levante Ideias de Investimentos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.