Aprenda Sobre Aplicações Financeiras Com Os Conteúdos Da Levante

Aprenda Sobre Aplicações Financeiras Com Os Conteúdos Da Levante

Atualmente, existem muitos tipos de aplicações financeiras. Esse termo é bastante amplo, sendo possível estar associado às ações, fundos imobiliários, opções, títulos públicos ou também ao tipo de investimento e aplicação que se é realizado – como o day trade, swing trade e negociações a longo prazo.

Para ajudá-lo a entender melhor as aplicações financeiras, continue lendo este artigo e confira como a Levante Ideias pode te auxiliar!

Quais as aplicações financeiras mais importantes para compor uma carteira?

Existem dois tipos de aplicações financeiras que são fundamentais e muito importantes para atingir os objetivos de se montar uma carteira de investimentos bem diversificada. São elas:

  • renda variável;
  • renda fixa.

Renda fixa

As aplicações financeiras de renda fixa são aquelas em que o cálculo da remuneração é previamente definido e conhecido desde o momento da negociação. O retorno pode até variar, mas pouco – em relação à renda variável, por exemplo.

De forma bem resumida, as pessoas que escolhem esses ativos “emprestam” o dinheiro para um outro alguém – que pode ser uma empresa, um banco ou até mesmo o Governo.

No tocante ao retorno, espera-se que o valor recebido de volta no futuro tenha um acréscimo de juros, que é a remuneração pelo tempo que a outra pessoa ficou com o dinheiro emprestado. Além disso, nessas negociações, todas condições são acertadas desde o início – as taxas, condições, referências etc.

Entre os principais títulos de renda fixa, temos:

  • LCI e LCA – as letras de crédito, tanto imobiliário (LCI) quanto do agronegócio (LCA);
  • títulos públicos – as aplicações financeiras desta modalidade consistem no empréstimo do dinheiro para o governo;

Renda variável

Dentro da categoria de renda variável, existem diversos  produtos disponíveis para o investimento. Cada um possui um tipo de risco e liquidez, logo, essa aplicação é todo investimento que não garante nem um ganho fixo nem a devolução do total que foi aplicado, de maneira geral.

Entre os principais investimentos de renda variável, nós temos:

  • fundos imobiliários – esse tipo de aplicação reúne pessoas interessadas em investir no mercado imobiliário em conjunto. Os ganhos obtidos em retorno deste tipo de investimento é dividido entre os participantes por meio da distribuição de proventos;
  • criptoativos – as criptomoedas são moedas virtuais não produzidas ou controladas pelos bancos centrais que podem ser revertidas em valores reais protegidas por códigos criptografados;
  • multimercado – para quem quer diversificar seu patrimônio de uma maneira prática e rentável, com estratégias de Renda Fixa e de Renda Variável unidas em um único lugar;
  • ações – são “pequenas parcelas” de companhias negociadas em Bolsa.

Confira o nosso vídeo de comparação sobre a renda fixa e renda variável com os especialistas da Levante:

Como saber qual aplicação financeira é boa para investir?

Entender os tipos de investimento é fundamental para quem pensa em entrar no universo dos investimentos. 

Afirmar quais as aplicações financeiras são boas é muito relativo, pois tudo isso depende de fatores diversos, como o seu perfil investidor, seu nível de tolerância ao risco, seus objetivos etc.

Todas as aplicações oferecem opções válidas aos investidores. A diferença é que, enquanto os investimentos de renda fixa, geralmente, garantem maior segurança e liquidez, os investimentos de renda variável podem ser mais arriscados, porém costumam ser mais rentáveis.

Como os conteúdos da Levante podem te ajudar

Investir hoje em dia é muito fácil. É possível fazer aplicações online, de maneira segura e sem grandes requisitos de documentação. Basta contar com especialistas e o suporte de uma equipe independente, como a Levante Ideais! 

É o nosso trabalho entregar recomendações e análises de qualidade para ajudá-lo a investir de maneira assertiva. Com isso, produzimos regularmente conteúdos que podem orientá-lo desde os seus primeiros passos.

Confira a lista de materiais riscos da Levante Ideias e fique por dentro de tudo sobre o universo dos investimentos!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Defenda seu dinheiro da inflação

Na manhã desta terça-feira (18), a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) da segunda quadrissemana de janeiro nas

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Paralisação de servidores

A três dias do prazo final para Bolsonaro sancionar a Lei Orçamentária Anual, aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, servidores federais de mais

Read More »
Levante Ideias - MRV
E eu com isso

Prévia: VGV recorde da MRV no 4T21

A MRV (MRVE3) divulgou sua prévia operacional não auditada referente aos lançamentos, vendas contratadas, geração de caixa e distratos do 4T21. Os dados operacionais vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.