Agenda econômica (21-26/06) - Levante Ideias

Agenda Econômica (21-25/06): PIB dos EUA, Depoimento de Powell e Petróleo são destaques

A Agenda Econômica da semana que vem (21-25/06) elaborada pela Levante já começa com um evento importante.

O discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), que ocorrerá na segunda-feira, 21, às 11h15, será um ponto de atenção para os investidores internacionais. Lagarde, por ser responsável pela definição da taxa de juros, exerce grande influência sobre o valor do Euro.

Ademais, possíveis indicações sutis sobre futuras mudanças na política monetária e nos juros podem ser anunciadas por Lagarde.

Na sequência, na terça-feira, 22, temos dois acontecimentos relevante na Agência Econômica. Primeiramente, às 8h, teremos a Ata do Copom, na qual será possível acompanhar as minutas da reunião do Comitê. Mais tarde, às 15h, ocorrerá o Depoimento de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve).

Ele deve depor perante o Joint Economic Committee (Comitê Econômico Conjunto), em Washington DC. Será essencial acompanhar não apenas o depoimento em si, de onde será possível tirar informações sobre a política econômica do país norte-americano, mas, também, os seus desdobramentos.

Nessas ocasiões, geralmente, o mercado fica bastante volátil, o que pode afetar negativamente alguns ativos.

Outro acontecimento de destaque na Agenda Econômica ocorrerá na quarta-feira, 23, às 11h30, quando poderemos ver os números reportados pela Energy Information Administration (EIA) sobre os Estoques de Petróleo Bruto dos EUA.

Os estoques de petróleo bruto da EIA medem a mudança semanal no número de barris de petróleo bruto mantidos por empresas dos EUA. O nível dos estoques influencia o preço dos produtos petrolíferos. Em suma, isso pode ter impacto na inflação e, também, em importantes empresas do setor, como a Petrobras.

Por fim, teremos outro evento americano de relevância. Na quinta-feira, 24, às 9h30, haverá a divulgação do PIB Trimestral dos Estados Unidos da América. Indicador-chave da performance de qualquer econômica, o dado irá, de um modo geral, mostrar como foi o desempenho da economia norte-americana neste início de ano.

Diante das sucessivas conquistas com a retomada e com a vacinação, apesar de um perigo de alta inflação, as expectativas do mercado são altas para a divulgação.

A projeção é de 6,4%, ante uma prévia de 4,3%, segundo o portal Investing.com.

Veja abaixo a Agenda Econômica da semana que vem:

Agenda Econômica da Semana (21-25/06) - Levante Ideias
Fonte: Investing | Elaboração: Levante Ideias.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 2T21

A Tesla (TSLA), referência global no mercado de veículos elétricos, apresentou nesta segunda-feira (26), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel