Ações OIBR3

Ações OIBR3 ━ O Que Você Precisa Saber Sobre Elas?

As ações OIBR3 estão dando o que falar. A Oi, empresa relevante no setor de telecomunicações, passou por um processo de reestruturação, reduzindo as suas operações e focando apenas em fibra óptica.

Ademais, atualmente, a empresa está no fim de um longo processo de recuperação judicial.

Se você está pensando em investir nesse ativo, confira primeiro este artigo da Levante Ideias para ficar por dentro do assunto!

Visão geral das ações OIBR3

No seu processo de reestruturação, a Oi fez um plano de crescimento audacioso, totalmente focado em fibra óptica.

Contudo, essas medidas custaram caro para a empresa, que se encontra bastante endividada. Para conseguir pagar os seus credores, a principal solução foi a venda de ativos, como é o caso das ações OIBR3.

OIBR3 é o ticker que identifica as ações ordinárias da Oi. Quem investe nelas tem o direito de participar das assembleias e tem poder de voto nas decisões empresariais. 

As ações OIBR3 são interessantes?

O processo de recuperação judicial da Oi está bem encaminhado, mas não é prudente ignorar o endividamento da empresa, pois esse é um dos fatores que afetam o investimento

No Plano Estratégico de Crescimento, para 2024, a empresa projetou uma margem EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que, em português, quer dizer Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) muito baixo, cerca de 13 a 15%. Essa métrica nos dá uma ideia da margem de lucro da empresa.

Por outro lado, novos players do mercado que estão fazendo IPO no mercado de fibra óptica, como é o caso de Desktop, Unifique e Brisanet, projetaram uma margem EBITDA maior que 40%.

Além disso, a relação dívida líquida/EBITDA está em cerca de 3,7 vezes, o que não é muito positivo.

Outro ponto a ser levado em consideração, é que, mesmo com o alto nível de endividamento, para conseguir expandir a sua infraestrutura de fibra óptica a Oi destinará cerca de 14,8% da sua receita em 2021 em capex, valor que chega a 7,8% em 2024.

De modo geral, a Oi peca em alguns aspectos, não apresentando vantagens competitivas muito claras quando comparada aos seus concorrentes. A empresa ainda precisa se posicionar no mercado de fibra óptica para ter retorno financeiro e conseguir sair do seu endividamento.

Se você está a procura de bons ativos, confira também o artigo sobre qual o melhor investimento hoje, da Levante Ideias!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.