Levante Ideias - Bitcoin

A lei é igual para todos

Na coluna de hoje irei falar de: legalidade, melhores práticas e regulação na área de análise independente de investimentos. Quero deixar bem claro o meu posicionamento sobre este assunto, já que a lei é igual para todos.

Eu começo citando o artigo 5º, inciso II da Constituição Brasileira de 1988:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

Regulação não é censura. Se a lei está contra você, você não pode simplesmente dizer que não reconhece a lei.

Os comerciais na TV são regulados

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) regula as propagandas comerciais que ultrapassam os limites, mas sem tolher a liberdade de expressão e a criatividade dos publicitários.

Você já viu algum advogado renunciar à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?

A conduta de um advogado é bastante regulada e o profissional precisa da sua OAB ativa para atuar em qualquer processo judicial no Brasil.

Que tal marcar uma consulta com um cardiologista que não tem CRM?

Na área de saúde, se um profissional da medicina oferecer tratamento clínico sem ter o credenciamento adequado do Conselho Regional de Medicina (CRM), ele estará cometendo um crime e o paciente arriscando a sua própria vida.

Analista com certificação CNPI desde 2008

Eu possuo a certificação CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) desde 2008 e tenho mais de 10 anos de experiência em análise de empresas na Bolsa de Valores, com passagem por grandes bancos de investimento nacionais e internacionais.

O que mudou com a nova Instrução da CVM?

A nova instrução número 598 da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) foi publicada em maio de 2018 e ampliou a regulação sobre as casas de análise independente: agora, as novas casas de análise precisarão fazer o seu credenciamento na CVM até 2019.

Em outras palavras, a partir de agora, não somente os analistas certificados serão responsáveis pelas suas análises/relatórios, mas também as casas de análise independente.

Eu ressalto que esta norma é novidade apenas para as novas casas de análise do mercado, pois nos bancos de investimento onde eu trabalhei, sempre existiu o chefe da área de análise que era responsável pela equipe inteira de analistas e por suas análises e relatórios.

Analista de investimento não pode escrever o que quiser

O analista de investimento segue um código de conduta de melhores práticas com princípios muito importantes: i) Honestidade, Integridade e Equidade; ii) Prudência e diligência; iii) Independência e objetividade; iv) Competência profissional e; v) Cumprimento das leis e normas.

O código completo está aqui, caso você queira ler.

Eu não renunciei ao CNPI

O meu trabalho como analista de investimentos é fazer recomendações independentes, sem conflito de interesse, com responsabilidade e sem prometer milagres. Os produtos financeiros devem agregar valor aos clientes e serem adequados ao seu perfil de risco (suitability).

A Levante já nasceu preparada para a nova regra da CVM

Eu sou Especialista em Ações e sou sócio da casa independente de análise: a Levante Ideias de Investimento, que já nasceu preparada para atuar de acordo com a nova regra da CVM. Nos responsabilizamos pelas análises de investimento e pela comunicação com os leitores e clientes.

Recomendações de investimento na era digital

Apesar do vocabulário acessível, simples e descontraído dos canais de comunicação da Levante (vídeos, áudios e relatórios), existe uma grande preocupação com a linguagem da mensagem enviada aos clientes, que deve ser sóbria, serena e comedida, mesmo em redes sociais e peças de marketing. A educação financeira dos investidores é um dos pilares da Levante.

Se você quiser correr a São Silvestre no final do ano, procure um especialista

Para ter um bom desempenho na tradicional prova de final do ano não é suficiente apenas “dicas de corrida”, é preciso consultar especialistas: médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e atletas para preparar um planejamento personalizado para o seu perfil.

Eu não sou contra dicas, mas é importante sempre conhecer os riscos envolvidos. Quem se arriscar a literalmente sair correndo pode arriscar a própria saúde sem o preparo adequado.

Adequação ao perfil do investidor

Se você tem problemas no joelho, talvez o atletismo não seja o esporte ideal para você, mesmo que o vendedor insista que é o verdadeiro esporte dos campeões e queira te vender aquele tênis de corrida moderno e de última geração – que, por sinal, custa bem caro e deve garantir uma excelente comissão ao vendedor.

Termino a minha coluna com duas frases:

“Nada é supostamente fácil. Quem acha que é fácil é estúpido”. Howard Marks da Oaktree Capital.

“Se você ouve uma história boa demais para ser verdade, é porque provavelmente não é”. Tenente Aldo Raine, Bastardos Inglórios.

Atenciosamente,

Eduardo Guimarães, Analista CNPI

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom e o Fomc

Todas as atenções do mercado financeiro, tanto brasileiro quanto internacional, estarão voltadas para as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Fomc (Federal

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Mais um parecer

Após a divulgação do segundo parecer da reforma administrativa (PEC 32/2020), que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, o deputado e relator da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.