Dicas Para Investidor Iniciante

4 Dicas Para Investidor Iniciante

Se você é um investidor iniciante que quer começar a dar um destino assertivo para as suas finanças, é preciso saber, antes de entrar nesse universo, que existem alguns cuidados que precisam ser tomados e que alguns tipos de aplicações podem não ser adequadas aos seus objetivos. 

Colocar dinheiro na poupança deixou de ser um investimento que satisfaz os brasileiros. E, se você quer saber como fazê-lo trabalhar para você de maneira inteligente e ainda ter uma boa rentabilidade, siga neste artigo para ver algumas dicas:

Por que é vantajoso investir o dinheiro?

Investir o seu dinheiro – é claro, uma parcela que você possa destinar aos investimentos – pode fazer com que ele trabalhe para você, gerando lucros e, até, uma renda extra, a depender da aplicação. Isso traz, a longo prazo, mais liberdade financeira e segurança para você e sua família.

A vantagem, além de garantir uma possibilidade de ver seu dinheiro “crescer”, é ter a certeza de que ele nunca está parado ou sofrendo com inflação e taxas desnecessárias. 

Dicas para investidores iniciantes

As dúvidas sobre começar a investir são diversas. Quais os tipos de aplicações, qual as características que o meu perfil possui e como dar o primeiro passo são apenas algumas delas. Para ajudar toda e qualquer pessoa que está querendo entrar no mercado financeiro com o pé direito, reunimos dicas fundamentais abaixo.

Confira!

Tenha os gastos em mãos

A primeira dica para os investidores iniciantes é ter em mãos os seus gastos financeiros bem detalhados. Faça um mapeamento de todas as despesas que você realiza mensalmente, seja em pagamento de boleto, contas, almoços ou lazer. 

Desta forma, você vai conseguir enxergar de forma mais objetiva e clara onde está ficando o seu dinheiro e onde será possível economizar aquela quantia para investimento.

Depois de organizar isso em uma planilha de controle ou gastos, você pode estabelecer qual será o valor mensal que você aplicará.

Entenda o seu tipo de perfil de investidor

Entender o seu perfil de investidor é um passo importante na carreira e na entrada no mercado financeiro. 

As características mais aparentes no seu perfil são aquelas que acabam ditando o seu futuro nas aplicações – e, também, o futuro do seu dinheiro.

De maneira geral, é a maneira que você lida com os riscos que define o seu perfil. Os três tipos de perfis são:

  • agressivo/arrojado – esse tipo de investidor tem pouco receio de se expor ao risco,  priorizando a possibilidade de rentabilidade maior, mesmo que isso signifique sofrer perdas financeiras;
  • moderado – como o próprio título sugere, o perfil moderado gosta de segurança, mas está mais aberto à possibilidade de investir em aplicações um pouco mais arriscadas;
  • conservador – o perfil conservador, por sua vez, prioriza a segurança dos investimentos e prefere investir em alternativas com baixo risco, como as aplicações de renda fixa.

Estabeleça metas de investimento

As metas de investimento são importantes para você ter um norte e entender como aplicar o seu dinheiro. É importante também separar as metas em curto, médio e longo prazo, pois isso vai ajudar a definir o melhor tipo de investimento mais adequado para o que você deseja realizar.

Não coloque um limite de metas ou qual terá mais importância. Neste momento, o relevante é entender que esses pontos serão fundamentais para você e a sua carteira.

Quais os investimentos mais comuns entre os investidores que começaram agora?

Para o investidor iniciante que ainda não se sente muito confortável em aplicar, é muito comum procurar os tipos de investimentos mais indicados para si. Os investimentos de renda fixa são os mais comuns entre os investidores iniciantes, por terem uma rentabilidade maior que a poupança e serem, inclusive, mais seguros. 

Porém, nem tudo é tão simples. Se você quiser dar o próximo passo na sua vida financeira, precisa conhecer mais sobre os investimentos de renda variável. 

Para isso, produzimos um e-book sobre Como Começar a Investir com mais propriedade e segurança. Baixe e confira as nossas dicas exclusivas!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Federações partidárias

Após minirreformas eleitorais, instituídas entre 2015 e 2017 pelo Congresso Nacional e sancionadas pelos respectivos governos presidenciais, algumas características do sistema eleitoral brasileiro foram modificadas

Read More »
Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.