Denise Campos de Toledo EECI

2020, o ano que não termina nunca

Muita gente já está pensando no final do ano… Como vai ser com a pandemia ainda presente? Dá para viajar, ver os parentes, amigos? Só que, pensando em economia ainda tem coisa demais para acontecer nesses dois meses. No Brasil, toda a transição econômica ainda está para ser definida.

Deixaram a conversa para depois das eleições porque rusgas políticas podem adiar decisões relevantes para o próximo ano. 2021 pode começar sem orçamento aprovado, sem o governo tendo autorização para gastar, até para custeio da máquina, porque há toda uma disputa política para a formação da Comissão Mista do Orçamento. Sem esquecer das recentes trocas de acusações entre Legislativo e Executivo, sobre quem estaria obstruindo a pauta.

Há risco de a PEC Emergencial atrasar mais ainda, não trazendo o alívio esperado em termos de margem para cortes urgentes de despesas, de forma a assegurar o respeito ao teto de gastos. Recado que seria importantíssimo para dar alguma estabilidade para o mercado.

Fora o Renda Cidadã, que continua nos planos do governo e de lideranças no Congresso, mas sem propostas mais bem elaboradas de financiamento. Programa que, se bem estruturado, com responsabilidade, poderia garantir a transição para o fim do auxílio emergencial, sem uma ruptura total com um estímulo que tem sido dos mais relevantes na retomada da atividade.

Além disso. Há inflação rodando em patamar bem acima do previsto, principalmente no atacado, com alguma ameaça potencial ao centro da meta do próximo ano, que será menor que o deste. Sendo que os índices de preços ainda podem sofrer pressão pelas incertezas fiscais e outros fatores que têm empurrado o dólar para cima.

O cenário externo também não anda dos mais favoráveis. Aí vem o Banco Central, meio na contramão das expectativas, com o discurso que é possível até dar um estímulo adicional à atividade – leia corte dos juros – quando boa parte do mercado já considera a possibilidade de algum ajuste, pra cima, da Selic em dezembro, última reunião do Copom neste ano.

O BC parece desconsiderar os riscos potenciais para a inflação, relacionados, principalmente, às incertezas fiscais. Sendo que, não por outro motivo, a curva de juros está se mantendo bem acima da taxa básica, encurtando e encarecendo a dívida pública.

E no contexto dos desafios de final de ano ainda tem a nova onda de coronavírus e de restrições de atividade na Europa; as eleições nos Estados Unidos; as eleições municipais por aqui, que podem configurar um cenário político menos polarizado para 2022; as dificuldades de avanço dos investimentos e das reformas no âmbito doméstico; o desemprego elevado e a retomada desigual de atividade, com desequilíbrios até entre oferta e demanda.

Por todo esse caminho ainda a ser trilhado, cheio de obstáculos, os dois meses que faltam para a virada do ano parecem bem distantes. Sem esquecer da distância que ainda teremos de percorrer até uma vacinação em massa, que nos livre do mal maior que tivemos de encarar em 2020, que foi a pandemia do coronavírus. Já é certo que 2021 vai começar carregando muito do que gostaríamos de deixar para trás, neste ano, que está difícil terminar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.